PUBLICIDADE

Trump indica ex-economista do Fed para assento no board, dizem fontes

19 set 2018 - 20h04
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou nesta quarta-feira a ex-economista do Federal Reserve, Nellie Liang, para um assento no board do Federal Reserve, o banco central dos EUA, disseram duas fontes da Casa Branca.

Liang, que criou a divisão de estabilidade financeira no Fed em 2010, entrou para o think tank Brookings Institution em 2017.

As fontes, que falaram sob a condição de anonimado, disseram à Reuters que Liang tem forte experiência em estabilidade financeira e monetária, inclusive de resposta a crises, e é considerada uma boa escolha para o board do Fed.

Em entrevista à Reuters em 20 de agosto, Trump disse que "não estava animado" com o Federal Reserve conduzido pelo chairman Jerome Powell, por causa dos aumentos de juros, e disse que o banco central dos EUA deveria fazer mais para ajudar a estimular a economia.

Liang é pesquisadora sênior de estudos econômicos no Brookings Institution e professora visitante do departamento de mercados monetários e de capitais do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Ela passou a maior parte de sua carreira como economista do Fed, e foi escolhida após a recessão de 2007-09 para montar o departamento de estabilidade financeira do banco central.

Questões envolvendo estabilidade financeira têm aparecido cada vez mais nos debates de política do Fed, com diretores criando novas estratégias de supervisão, como o teste de estresse dos bancos, e deliberando sobre se riscos do mercado financeiro deveriam influenciar o caminho das taxas de juros.

Em um estudo apresentado no Brookings na semana passada, Liang argumentou que autoridades deveriam ficar à frente de potenciais problemas de forma vigorosa e antecipada, visão que ela levaria para o board, conforme o Fed avalia como se preparar para alguma futura recessão.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade