Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump defende comércio "justo" com Índia em conversa com primeiro-ministro Modi

27 jan 2025 - 19h56
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfatizou a importância de a Índia comprar mais equipamentos de segurança fabricados nos EUA e avançar em direção a uma relação comercial bilateral justa, informou a Casa Branca.

Trump teve uma ligação telefônica com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, nesta segunda-feira.

No que a Casa Branca chamou de "conversa produtiva", os líderes discutiram a expansão e o aprofundamento da cooperação entrre os países, além de questões como segurança no Indo-Pacífico, no Oriente Médio e na Europa.

Eles também discutiram planos para Modi visitar a Casa Branca, "ressaltando a força da amizade e dos laços estratégicos entre nossas nações", disse a Casa Branca.

A Reuters publicou na semana passada que diplomatas indianos e norte-americanos estão tentando organizar um encontro entre os líderes já em fevereiro.

Trump e Modi mantiveram relações calorosas durante o primeiro mandato do presidente dos EUA, mas durante sua campanha para a reeleição Trump chamou a Índia de "grande abusadora" de comércio e prometeu usar tarifas sobre importações para os EUA para corrigir desequilíbrios.

Os EUA são o maior parceiro comercial da Índia, sendo que o comércio bilateral ultrapassou 118 bilhões de dólares em 2023/24, com os indianos registrando um superávit de 32 bilhões de dólares.

A Índia também é um parceiro estratégico importante nas tentativas dos EUA para combater a China e, em uma publicação nas redes sociais nesta segunda-feira, Modi chamou Trump de "querido amigo", afirmando que eles estão "comprometidos com uma parceria mutuamente benéfica e confiável".

"Trabalharemos juntos para o bem-estar de nosso povo e para a paz, prosperidade e segurança globais", disse Modi.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade