Trabalhadores freelancers têm mais oportunidades na pandemia
Pesquisa feita com freelancers de todo mundo demonstra que as oportunidades cresceram durante a pandemia.
O mundo está prestes a iniciar o terceiro ano de pandemia, um tempo de distanciamento social, cuidados sanitários e trabalho duro para profissionais de todas as áreas. Capturar as tendências do mercado e propor reflexões para orientar os próximos passos é a proposta do Reporte 2021 de Workana, plataforma que conecta freelancers a empresas da América Latina.
A pesquisa ouviu mais de 13 mil talentos independentes de todo mundo e mostra que a nova era do trabalho já é uma realidade. O estudo completo está disponível aqui. Enquanto o desemprego disparou no mercado formal por conta do distanciamento social e atrasos no processo de vacinação, atingindo mais de 12 milhões de brasileiros no final de 2021, de acordo com o IBGE, o cenário entre os profissionais no modelo freelancer é promissor.
Quase 75% dos entrevistados viram sua demanda de trabalho se manter ou aumentar durante a pandemia. Sobre o futuro, a expectativa é excelente. Entre os ouvidos 81% dos talentos independentes acreditam que a demanda de projetos deve aumentar nos próximos meses. É o que mostra o Reporte.
As quatro áreas que mais têm demandado projetos de talentos independentes são: design e multimídia (35%), tecnologia da informação e programação (30%), redação (16%) e marketing e vendas (12%). Outro dado importante é a satisfação com o trabalho remoto, 85% dos freelancers estão satisfeitos com o modelo e 12% dizem que o formato é indistinto.
A realidade positiva para freelancers que atuam de forma remota hoje é fruto de uma mudança que já estava em marcha antes do surgimento da covid-19.
“A pandemia claramente acelerou o processo. Porém, nos atrevemos a dizer que, mesmo se ela não tivesse existido, as mudanças de mentalidade e cultura aconteceriam de qualquer forma”, aposta a cofundadora e COO de Workana Eliana Bracciaforte.
Em muitas organizações, já são mais de 20 meses de testes inevitáveis com formatos de trabalhos remotos, o que fez cair resistências também sobre a integração de freelancers à equipe. “Preconceitos em relação às diferentes modalidades de trabalho e barreiras foram rompidos para dar origem a uma nova configuração. E, nessa nova realidade, as relações e os vínculos trabalhistas também estão sendo redefinidos, gerando outras formas de responder às necessidades das empresas. Assim, os profissionais independentes começam a ocupar novos espaços”, analisa Bracciaforte.
(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK!