Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tegram registra recorde na exportação de grãos em agosto e eleva embarques em 7% no ano

8 set 2025 - 10h50
Compartilhar
Exibir comentários

As exportações brasileiras pelo Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) somaram 1,75 milhão de toneladas de soja e milho em agosto, um volume recorde, informou o consórcio da empresa que atua no porto de Itaqui, à Reuters.

Carga de soja
23/09/2019
REUTERS/Tingshu Wang
Carga de soja 23/09/2019 REUTERS/Tingshu Wang
Foto: Reuters

O volume supera em 150 mil toneladas os embarques de agosto de 2024.

De janeiro a agosto, o total exportado pelo Tegram, um dos principais do setor no país, atingiu cerca de 10 milhões de toneladas, sendo 9,23 milhões de toneladas de soja e o restante de milho e farelo de soja.

Com a chegada da segunda safra ao mercado, após uma colheita recorde de soja do país na primeira parte do ano, o Tegram projeta embarques recordes de mais de 15 milhões de toneladas de grãos, mesmo nível registrado em 2023. Os volumes de 2024 foram prejudicados por uma colheita menor.

O terminal situado em São Luís recebe grãos produzidos na região do Mapito (Maranhão, Piauí e Tocantins) e áreas do nordeste de Mato Grosso e da Bahia, sendo o principal "hub" do chamado Arco Norte, que ajudou o país a reduzir gargalos logísticos na exportação pelo Sul/Sudeste.

O consórcio Tegram-Itaqui, formado pelas empresas Terminal Corredor Norte (TCN), Bunge, Corredor Logística e Infraestrutura (CLI) e ALZ Grãos (Amaggi, Louis Dreyfus Company e Zen-Noh Grain Terminais Portuários), opera em dois berços de atracação.

Operando já há dez anos em uma região estratégica para o agronegócio, o Tegram iniciou um plano de uma terceira fase de expansão, que prevê a infraestrutura para operar mais um berço de atracação e incluir mais 8,5 milhões de toneladas de grãos à sua capacidade operacional.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade