Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Supermercados encaram falta de trabalhadores e recorrem até ao Exército para preencher 350 mil vagas

Mudança no perfil profissional afasta jovens dos supermercados; setor aposta em reservistas, idosos e formatos de trabalho mais flexíveis para preencher postos operacionais

30 jun 2025 - 09h03
Compartilhar
Exibir comentários

Mesmo com cerca de 350 mil vagas abertas, o setor supermercadista brasileiro encontra dificuldades para contratar. Tradicional porta de entrada para jovens no mercado formal, o segmento tem perdido espaço para ocupações informais e mais flexíveis. A mudança no perfil dos trabalhadores, aliada à taxa de desemprego em baixa, vem acentuando o desafio.

Diante da dificuldade para preencher vagas, supermercados ampliam o perfil de contratação.
Diante da dificuldade para preencher vagas, supermercados ampliam o perfil de contratação.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

Para enfrentar o problema, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) firmou uma parceria com o Exército Brasileiro, com o objetivo de recrutar jovens que concluíram o serviço militar obrigatório. A proposta inclui o mapeamento de perfis e a oferta de oportunidades com possibilidade de desenvolvimento profissional.

Além disso, o setor aposta na diversificação da força de trabalho, buscando pessoas com mais de 60 anos e defendendo a criação de formatos de contratação mais adaptáveis à realidade dos candidatos. Segundo o vice-presidente da Abras, a criação de um comitê junto ao Ministério do Trabalho está em discussão para viabilizar jornadas mais flexíveis.

Quer entender melhor como o varejo está enfrentando esse desafio? Leia a reportagem completa.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade