Script = https://s1.trrsf.com/update-1785845726/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Oferecimento Logo do patrocinador
Publicidade

Setor de serviços do Brasil supera expectativas e fica estável em junho

12 ago 2026 - 09h11
(atualizado às 09h37)
Compartilhar
Exibir comentários

 O setor de serviços brasileiro ficou estável em junho na comparação com o mês anterior e encerrou o segundo trimestre contrariando expectativa de economistas de nova queda, ⁠mas corroborando tendência de enfraquecimento da economia.

O volume ‌de serviços apontou alta de 2,0% em junho em relação ao mesmo período de 2025, ‌de acordo com dados divulgados ‌nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia ⁠e Estatística (IBGE).

Os resultados foram melhores do que as expectativas em pesquisa da Reuters com economistas de recuo de 0,2% no mês e de alta de 1,4% na base anual.

Com isso o ‌setor está 0,3% abaixo do topo da série ‌histórica, alcançado em ⁠outubro de ⁠2025. Em maio, o volume de serviços caiu 0,2% sobre ⁠o mês anterior.

Se ‌de um lado ‌medidas do governo de estímulo ao consumo e o mercado de trabalho aquecido favorecem a economia, de outro a política monetária restritiva pesa ⁠sobre a atividade, com a taxa básica de juros Selic agora em 14,0%.

Apesar da estabilidade em junho, somente o setor de informação e comunicação mostrou avanço ‌no mês, de 1,8%, terceiro resultado positivo seguido e com ganho acumulado de 3,0% nesse período.

O ⁠principal impacto negativo foi registrado pelo setor de profissionais, administrativos e complementares, com queda de 1,4% no mês.

Os demais recuos vieram de outros serviços (-2,2%), dos serviços prestados às famílias (-1,2%) e dos transportes (-0,1%).

Já o índice de atividades turísticas caiu 3,4% em junho frente a maio, segundo resultado negativo seguido, período em que acumulou perdas de 3,8%. Assim, esse segmento está 6,2% abaixo do ápice da sua série histórica, alcançado em dezembro de 2024.

(Edição de Isabel Versiani)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra