Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Produção manufatureira dos EUA tem alta inesperada em dezembro

16 jan 2026 - 12h15
Compartilhar
Exibir comentários

A produção nas fábricas dos Estados Unidos aumentou inesperadamente em dezembro, em meio a uma alta na fabricação de metais primários que compensou ‌o declínio nas fábricas de montagem de veículos automotores, mas a ‌atividade contraiu no quarto trimestre tendo como pano de fundo os desafios das tarifas de importação.

A produção manufatureira aumentou 0,2% no mês passado, após um ganho revisado para cima de 0,3% em novembro, ‍informou o Federal Reserve nesta sexta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam que a produção do setor, que responde por 10,1% da economia, cairia 0,2%, depois de uma leitura inalterada em ‌novembro relatada anteriormente.

Em dezembro, a produção nas fábricas ‌aumentou 2,0% em uma base anual. Mas caiu a uma taxa anualizada de 0,7% no quarto trimestre, depois de crescer a um ritmo de 2,8% no terceiro trimestre. O setor de manufatura foi prejudicado pelas tarifas de importação do presidente Donald Trump, que ele ironicamente defendeu como necessárias para restaurar uma base industrial doméstica em declínio há muito tempo.

A produção de metais primários aumentou 2,4%. Também houve altas consideráveis na produção de equipamentos elétricos, eletrodomésticos e componentes, bem como no setor aeroespacial e de transportes diversos. No entanto, a produção de veículos automotores caiu 1,1%, diminuindo pelo quarto mês consecutivo.

A produção de mineração caiu 0,7%, depois de ter avançado 1,7% no mês anterior. As temperaturas frias aumentaram ‌a demanda por aquecimento, elevando a produção de serviços públicos em 2,6% em dezembro, após queda de 0,3% em novembro.

A produção industrial geral cresceu 0,4%, depois de um ganho semelhante em novembro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade