Produção industrial alemã cresce mais do que o esperado em outubro
A produção industrial alemã cresceu muito mais do que o esperado em outubro, mas os economistas não veem sinais de uma recuperação mais ampla, em meio à avaliação de que ventos contrários estruturais continuarão a afetar as empresas.
A produção industrial aumentou 1,8% em comparação com o mês anterior, informou o escritório federal de estatísticas nesta segunda-feira. Analistas consultados pela Reuters haviam previsto um aumento de 0,4%.
Embora esse seja o segundo aumento mensal consecutivo, Jupp Zenzen, especialista em economia da Câmara de Comércio Alemã, disse que ainda não é hora de considerar a situação normalizada para o setor, que sofreu uma forte queda este ano.
Os níveis de custo na Alemanha são altos em comparação com os padrões internacionais, e a entrada de pedidos continua fraca, disse Zensen. "Isso diminui as esperanças de uma rápida recuperação", acrescentou.
A produção em outubro ainda estava 0,9% abaixo do nível anterior à grande queda em agosto e cerca de 9% abaixo de seu pico em fevereiro de 2023, disse Franziska Palmas, economista sênior para a Europa da Capital Economics.
"Mesmo no médio prazo, esperamos que a produção industrial apresente tendência de queda, já que os ventos contrários estruturais pesam sobre a produção nos principais setores", disse Palmas.
O setor de construção fez uma contribuição substancial, com a produção aumentando 3,3% no mês. O setor manufatureiro, que exclui a produção de energia e a construção, também registrou um aumento notável de 1,5%.
A comparação menos volátil do período de três meses com os três meses anteriores mostrou que a produção foi 1,5% menor no período de agosto a outubro do que nos três meses anteriores.
O escritório de estatísticas acrescentou que a produção em setembro aumentou 1,1% em comparação com agosto, em vez do valor preliminar de 1,3%, após uma revisão rotineira dos dados.
O aumento em outubro apenas compensou o declínio significativo no verão, o que significa que a produção continua a andar de lado, disse Ralph Solveen, economista sênior do Commerzbank.
"A situação, portanto, permanece inalterada: após vários anos de declínio, o setor parece ter se estabilizado, mas ainda não há sinais de recuperação", disse Solveen.
Em comparação com outubro de 2024, a produção aumentou 0,8% no mês.
Os pedidos industriais alemães aumentaram 1,5% em relação ao mês anterior em uma base ajustada sazonalmente e pelo calendário, informou o escritório federal de estatísticas na sexta-feira.