PUBLICIDADE

Premiê do Japão diz esperar que banco central mantenha afrouxamento monetário "ousado"

5 fev 2018 - 10h01
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse nesta segunda-feira que espera que o banco central continue a promover um afrouxamento monetário "ousado", já que a economia ainda não saiu categoricamente da deflação.

Abe refutou a visão de que a meta de inflação de 2 por cento do Banco do Japão é ambiciosa demais para um país mergulhado na deflação há duas décadas, dizendo que o comprometimento do BC e ações para atingir a meta ajudaram a reanimar a economia.

"Um ciclo econômico positivo está começando. Espero que o Banco do Japão continue a promover um afrouxamento monetário ousado para atingir sua meta de inflação de 2 por cento", disse Abe ao Parlamento.

Ele ainda afirmou que é prematuro declarar o fim oficial da deflação, apesar dos sinais crescentes de força na economia.

"O fim da deflação significa que os preços não estão caindo constantemente e que existe a garantia de que o Japão não retornará à deflação no futuro", disse Abe. "Precisamos acompanhar mais os acontecimentos".

As declarações dele foram feitas antes de uma mudança no comando no Banco do Japão - os mandatos de cinco anos do presidente Haruhiko Kuroda e de seus dois vices expiram em abril e março, respectivamente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade