Pix Parcelado: BC anuncia regulação para última semana de outubro
Segundo o Banco Central, o Pix Parcelado possibilitará a tomada de crédito pelo pagador para permitir o parcelamento de uma transação Pix
O Banco Central (BC) informou na sexta-feira, 3, que deve publicar as regras do Pix Parcelado na última semana de outubro.
O Pix Parcelado é uma nova modalidade do sistema de pagamentos instantâneos. A novidade foi anunciada em abril.
Segundo o BC, o Pix Parcelado possibilitará a tomada de crédito pelo pagador para permitir o parcelamento de uma transação Pix. Quem estiver recebendo terá acesso a todo o valor instantaneamente, enquanto o pagador terá parcelas ao longo de um tempo determinado para quitar o total.
O BC afirma que a funcionalidade tem potencial para estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado, funcionando como uma alternativa para quem não tem acesso a crédito.
O sistema de parcelar pagamentos por Pix já é oferecido por instituições financeiras - como o Banco do Brasil, que foi o primeira a disponibilizar a funcionalidade - desde o final de 2022. O BC pretende regulamentar oficialmente a ferramenta, passando a integrá-la no sistema Pix. / AGÊNCIA BRASIL