PUBLICIDADE

Petróleo fecha em queda com alta de estoques nos EUA e tensões com Irã

2 mai 2019 - 17h17
Compartilhar
Exibir comentários

Os contratos futuros de petróleo fecharam em queda moderada nesta quinta-feira, 2, ainda influenciados pela disparada nos estoques do óleo nos Estados Unidos e pelas tensões decorrentes das sanções americanas ao óleo iraniano.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para entrega em junho fechou em queda de 2,81%, cotado a US$ 61,81. Já na Intercontinental Exchange (ICE), o barril do Brent para julho caiu 1,98%, para US$ 72,18 por barril.

Na madrugada desta quinta, durante visita a Teerã, o secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Mohammed Barkindo, advertiu contra o uso político dos mercados de petróleo, justamente no dia em que começa o aperto nas sanções dos EUA contra o Irã, após Washington anunciar a retirada de isenção para países que importam o óleo iraniano com início para esta data.

Em entrevista ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), o conselheiro-chefe para questões geopolíticas da consultoria S&P Global Platts, Paul Sheldon, disse que o presidente americano, Donald Trump, está altamente preocupado com o atual nível dos preços para sua política doméstica, o que demonstra um conflito entre seus desejos políticos sobre os preços do petróleo.

Nesse sentido, o relatório semanal do mercado de petróleo divulgado na quarta-feira, 1º de maio, pelo Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês) dos EUA, endossa essa opinião. O avanço semanal nos estoques de óleo americano de 9,934 milhões de barris continua pressionando os contratos do petróleo à medida que a previsão de alta era dez vezes menor, de 900 mil barris.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade