PUBLICIDADE

Parceria de Ipiranga e Chevron, Iconic Lubrificantes nasce em bom momento do setor, diz CEO

23 jan 2018 - 17h47
Compartilhar
Exibir comentários

A Ipiranga, do grupo Ultrapar, e a norte-americana Chevron anunciaram nesta terça-feira o início da operação de sua joint venture Iconic Lubrificantes, em um momento de boas perspectivas para o segmento no país, afirmou à Reuters o presidente da nova companhia, Leonardo Linden.

Ele disse esperar que o mercado do segmento acompanhe a recuperação da economia brasileira e que a Iconic possa tomar vantagem de seu posicionamento no mercado, uma vez que a empresa já nasce como líder de vendas.

Ao unir operações da Ipiranga e da Chevron no setor, a Iconic possui cerca de 24 por cento do mercado no país, segundo dados da ANP, deixando em segundo lugar a BR Distribuidora, controlada pela Petrobras, com 22,6 por cento.

"A expectativa (da Iconic Lubrificantes) para os próximos anos é positiva pelo cenário como um todo", afirmou o executivo.

A Iconic integra os negócios de desenvolvimento, produção, distribuição e venda de lubrificantes, graxas, fluidos e coolants de ambas as empresas.

O segmento de lubrificantes tem o desempenho geralmente associado ao comportamento da economia brasileira, e a indústria acredita que as vendas em 2017 devem ter o primeiro crescimento ante o ano anterior após três anos de queda, em meio a um início da recuperação do Brasil após a mais longa recessão em décadas.

No ano passado até novembro, as vendas somaram 1,18 milhão de metros cúbicos, ante 1,2 milhão em todo 2016, segundo os dados mais recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Ipiranga e Chevron anunciaram um acordo para formação da joint venture em agosto de 2016, e a decisão favorável do órgão antitruste brasileiro (Cade) sobre o negócio foi anunciada fevereiro do ano passado. A formalização da empresa ocorreu em dezembro.

"Até agora o que nos unia era um contrato, a partir de hoje o que nos une realmente é uma marca nova; uma marca corporativa", disse Linden, ressaltando que a Iconic tem os direitos de uso das já conhecidas marcas de produtos de suas donas, como a Texaco, da Chevron.

A partir da combinação da Ipiranga com a Chevron, a Iconic Lubrificantes conta com um portfólio de cerca de 1.300 produtos, segundo Linden, além de três fabricas, que produzem cerca de 340 milhões de litros de lubrificantes, graxas, fluidos e coolants anualmente.

Em um primeiro momento, disse ele, o objetivo será a integração das atividades de ambas as empresas e a busca por oportunidades de melhorias internas, além do atendimento de clientes de diversos segmentos-- como indústrias em geral, grandes consumidores, montadoras de veículos, clientes marítimos, usinas e a rede de Postos Ipiranga, com mais de 7.800 pontos de venda.

A empresa conta ainda com mais de 1.600 unidades Jet Oil, rede de serviços de troca de óleo, além de cerca de 100 mil clientes varejistas em bases regulares. 

"Passada toda essa fase de ajuste da empresa, transição e integração das operações, a gente também espera ter um bom ano, principalmente sob o ponto de vista de performance e de melhoria de eficiência", disse o executivo, sem citar números.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade