Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é Registrato? Por que ele é importante na segurança contra golpes? Entenda

Sistema do Banco Central foi criado em 2014 e ajuda os cidadãos a monitorar suas movimentações financeiras

7 ago 2025 - 08h52
Compartilhar
Exibir comentários

Em meio a um aumento no número de golpes digitais, ter uma ferramenta que mostra um histórico de todas as transações financeiras que envolvem o seu nome é muito útil. Essa é uma das possibilidades do Registrato, sistema criado pelo Banco Central em 2014.

A ferramenta traz relatórios com informações sobre as movimentações financeiras de um cidadão, desde as chaves Pix que estão cadastradas em seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) até os empréstimos contratados. Veja a seguir como o Registrato funciona e como acessá-lo.

Como funciona o Registrato?

O Registrato é um sistema gratuito, no qual é possível checar todas as movimentações financeiras relacionadas a um número de Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Por meio dele, a pessoa pode confirmar em quais bancos tem ou já teve conta aberta, quais chaves Pix estão cadastradas, se há cheques sem fundos e até dados de operações de compra ou venda de moeda estrangeira.

Como acessar o Registrato?

Para acessar o Registrato, é preciso ter uma conta gov.br (veja aqui como criar a conta e fazer o primeiro acesso). É necessário estar no nível prata ou ouro e habilitar a verificação em duas etapas para usar o serviço.

Com os dados em mãos, basta acessar o site da ferramenta, fazer o login e escolher qual opção de relatório você deseja: empréstimos e financiamentos, contas e relacionamentos, chaves Pix, cheques sem fundos ou câmbio e transferências internacionais.

Depois, clique em "Solicitar novo relatório" e, na sequência, selecione "Solicitar para mim". Defina se quer dados atuais ou um histórico completo, leia e aceite os termos de ciência e responsabilidade e clique em "Gerar relatório".

Por que o Registrato é importante na segurança contra golpes?

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024 revelam um aumento de 13,6% no número de estelionatos digitais entre 2022 e 2023. Uma das formas de se proteger desses golpes é justamente acompanhar as movimentações financeiras atreladas ao seu nome.

Assim, o Registrato ajuda o cidadão a monitorar e identificar se foi vítima de uma fraude, para agir o mais rápido possível. Caso o usuário identifique uma movimentação atípica em seu nome, poderá tomar as medidas necessárias para revertê-la.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade