PUBLICIDADE

O que é o 'score de crédito' e como ele é usado para liberar acesso a empréstimos e financiamentos

Dados do comportamento de pagamento do consumidor indicam qual o risco de conceder crédito a essa pessoa

27 mar 2024 - 10h02
Compartilhar
Exibir comentários

O 'score de crédito' é uma pontuação utilizada por instituições financeiras que ajuda a avaliar o histórico de cada consumidor, com o objetivo de determinar o risco de conceder crédito a essa pessoa.

Em outras palavras: é provável que essa pessoa cumpra com as suas obrigações financeiras, considerando o seu histórico até aqui? Quanto maior a probabilidade disso, mais alta é a pontuação.

Score de crédito é usado para liberar acesso a empréstimos e financiamentos
Score de crédito é usado para liberar acesso a empréstimos e financiamentos
Foto: Monica Zarratini/Estadão / Estadão

Cada empresa de serviços de informações de crédito no Brasil tem a sua metodologia própria para calcular o indicador. Normalmente, são utilizados dados de pagamentos de contas, dívidas e empréstimos. Outros dados podem ser considerados, como renda mensal e histórico de empregos.

A principal ferramenta utilizada é o Cadastro Positivo do Banco Central, que é um banco de dados com o histórico do comportamento de pagamento de cada consumidor. Avaliando essas informações, instituições financeiras podem decidir se concedem ou não o crédito a determinada pessoa.

Dessa forma, se uma pessoa possui contas em atraso ou negativadas, sua pontuação de crédito vai diminuir. Por outro lado, se é alguém que costumar a pagar suas dívidas em dia, a sua pontuação vai aumentar, o que facilita o acesso a crédito, como empréstimos e financiamentos.

As pontuações são formuladas por empresas especializadas em serviços de informações de crédito. No Brasil, as autorizadas a calcular o score são Serasa, Boa Vista, Quod, SPC Brasil e TransUnion Brasil. Essas empresas possuem parcerias com diversas instituições financeiras que podem conferir os scores dos consumidores.

Como consultar o score?

Serasa: Pelo site ou aplicativo Serasa.

SPC Brasil: pelo aplicativo SPC Consumidor.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade