Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Núcleo da inflação no Japão sobe 3% em novembro e permanece acima da meta

19 dez 2025 - 07h35
Compartilhar
Exibir comentários

O núcleo do índice de preços ao consumidor do Japão subiu 3,0% em novembro na base ‌anual, mostraram dados nesta sexta-feira, ficando acima da meta ‌de 2% do banco central pelo 44º mês consecutivo.

O Banco do Japão elevou a taxa de juros nesta sexta-feira para níveis nunca vistos em três ‍décadas e sinalizou sua disposição para novos aumentos, dando mais um passo histórico para encerrar décadas de enorme apoio monetário e custos de ‌empréstimos próximos de zero.

O aumento no núcleo ‌do índice de preços ao consumidor, que exclui os preços voláteis de alimentos frescos, ficou em linha com a expectativa do mercado e repetiu a taxa de outubro.

Um índice que exclui os custos voláteis de alimentos frescos e combustíveis, que é observado de perto pelo banco central como um indicador melhor das tendências de preços subjacentes, aumentou 3,0% em novembro na base anual, em comparação com um aumento de 3,1% em outubro.

O Banco do Japão encerrou um programa de estímulo radical de uma década no ano passado e elevou a taxa ‌de juros de curto prazo em janeiro, considerando que o Japão estava prestes a atingir de forma sustentável sua meta de inflação de 2%.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade