Novas tarifas de aço e alumínio nos EUA entram em vigor em 12 de março, segundo decretos
A assinatura do documento que implementa as tarifas ocorreu de portas fechadas, em uma cerimônia na Casa Branca
As novas tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio para os Estados Unidos entrarão em vigor em 12 de março, de acordo com os decretos assinados pelo presidente Donald Trump na segunda-feira.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Uma autoridade dos EUA havia dito anteriormente que as novas tarifas entrariam em vigor em 4 de março. Os textos completos dos decretos demoraram várias horas para serem divulgados depois que Trump os assinou.
A assinatura do documento que implementa as tarifas ocorreu de portas fechadas, em uma cerimônia na Casa Branca. O plano tarifário deverá impactar nas exportações e na indústria brasileira, com queda na produção de empregos e redução no preço das ações de empresas listadas na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, segundo avaliam especialistas.
O Brasil é o segundo maior exportador de aço para os EUA, atrás apenas do Canadá. Em 2024, mais de quatro milhões de toneladas de aço saíram do território brasileiro para o americano, o que representou US$ 4,5 bilhões (cerca de R$ 26 bilhões) na nossa balança comercial e 15,5% da importação americana do produto.
Além do Brasil, países exportadores de aço e alumínio para os EUA, como Canadá e México, também podem ser diretamente afetados.
Já nos EUA, a elevação das tarifas pode resultar em aumento nos preços de produtos que utilizam aço e alumínio em sua fabricação, como automóveis, eletrodomésticos e equipamentos de construção. Essa alta deve recair sobre os consumidores americanos. *(com informações da Reuters)