Netshoes: 1º tênis foi vendido só no terceiro mês do site
Inicialmente rede era composta por lojas físicas
O melhor ambiente para negócios é aquele que se conhece. Foi pensando dessa maneira que Marcio Kumruian fundou a maior rede de vendas de artigos esportivos online, a Netshoes. “Já tinha trabalhado em lojas de calçados. Eu conhecia como as coisas operavam nesse segmento” disse Kumruian nesta sexta-feira a pequenos e médios empreendedores, em evento em São Paulo.
Inicialmente, em 2000, a rede era composta por lojas físicas. No ano seguinte surgiu a iniciativa online. “No primeiro mês o online não vendeu nada. No segundo, também não. O primeiro par de tênis foi vendido só no terceiro mês, e foi o único”, afirmou Kumruian durante o evento Maratona Valor PME, promovido pelo jornal Valor Econômico.
Fundador do Habib’s: desafio do empreendedor é cobrar menos
Marcelo Odebrecht: crescer além da capacidade é um risco
Além de não desistir do segmento, outro fator para o sucesso da rede on-line foi estabelecer metas de expansão dos negócios. Para ele, o empreendedor deve sempre perseguir um crescimento de três dígitos. “Dois dígitos, até vai. Mas se você pensa em crescer apenas um dígito, é melhor continuar no seu emprego.”
Kumruian também afirmou que o empreendedor precisa propiciar um ambiente que motive seus funcionários a serem inovadores. “O empreendedor nunca faz nada sozinho. É preciso estar cercado de pessoas inovadores. Na Netshoes, por exemplo, fazemos concursos de inovação, de maneira que não haja intriga entre os empregados.”