Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Minério de ferro sobe em Dalian com dados de importação recorde pela China

14 jan 2026 - 08h19
Compartilhar
Exibir comentários

Os contratos futuros de minério de ferro na Bolsa de Dalian subiram nesta quarta-feira, depois que a China divulgou dados ‌recordes tanto de importações mensais do minério quanto de exportações de ‌aço.

Pilha de minério de ferro na mina de minério de ferro Solomon da Fortescue, localizada no Vale dos Reis, cerca de 400 km ao sul de Port Hedland, na região de Pilbara, Austrália Ocidental
02/12/2013
REUTERS/David Gray
Pilha de minério de ferro na mina de minério de ferro Solomon da Fortescue, localizada no Vale dos Reis, cerca de 400 km ao sul de Port Hedland, na região de Pilbara, Austrália Ocidental 02/12/2013 REUTERS/David Gray
Foto: Reuters

O contrato de maio do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou a sessão do dia com alta de 0,06%, a 821 iuanes (US$117,72) a ‍tonelada.

O minério de ferro de referência de fevereiro na Bolsa de Cingapura caiu 0,36%, a US$107,95 a tonelada.

As exportações de aço da China atingiram um recorde mensal em dezembro, ‌segundo dados da Administração Geral de Alfândega, impulsionadas ‌pela antecipação de cargas depois que Pequim anunciou exigências de licenças para embarques a partir de 2026.

"As fortes exportações continuaram a compensar a fraca demanda", apontou um relatório do ANZ.

As importações de minério de ferro também atingiram recorde em dezembro, assim como no ano passado, já que os baixos estoques e as melhores margens de aço incentivaram as usinas a reservar mais cargas.

"Com a produção chinesa de metais quentes se firmando nas últimas semanas, está claro que as usinas começaram a repor os estoques de aço antes do Ano Novo Chinês", disse Atilla Widnell, diretor administrativo da Navigate Commodities.

Essas condições de alta persistirão até o Ano Novo Lunar, disse ele.

No entanto, os preços ‌persistentemente altos do minério de ferro, juntamente com a redução das margens das usinas siderúrgicas, podem pressionar os compradores a adiar o reabastecimento até que ocorra uma correção, avaliaram analistas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade