Empreendedor da Geração Z criou negócio que fatura R$ 5 milhões
A pesquisa realizada pelo site Leaders em 2023 aponta que a Geração Z é a mais empreendedora da história, com 93% dos jovens entrevistados adotando estratégias para abrir negócios. Um exemplo notável é Luís Parrela, empresário mineiro, fundador da agência Dbout Mídia e investidor em franquias odontológicas, cuja atuação já gerou milhões em resultados para clientes.
A Geração Z é a mais empreendedora da história: foi o que apontou uma pesquisa realizada em 2023 pelo site Leaders, especializado em conteúdos sobre liderança no mundo dos negócios. Foram ouvidos mil jovens de 18 a 25 anos. Destes, 93% adotaram estratégias para abrir o próprio negócio. Além disso, 82% dos entrevistados afirmaram que se sentem mais adequados para seguir uma jornada empreendedora do que uma carreira tradicional.
Um bom exemplo prático do estudo é o empresário mineiro Luís Parrela (25). Ele, que já vendeu limão, coxinha, fez panfletagem na rua e trabalhou fantasiado, criou com apenas 22 anos a Dbout Mídia, uma agência de marketing digital especializada no segmento odontológico que em 2024 faturou mais de R$ 5 mi. Além disso, ele ainda tem duas clínicas franqueadas, com um faturamento que gira em torno de R$ 4 milhões por ano.
Parrela conta que sempre foi muito inquieto e gostava de resolver os problemas que muitos aceitavam ou simplesmente ignoravam. “Enquanto eu cursava administração, fui contratado como estagiário de uma clínica odontológica, para prestar um suporte administrativo e financeiro. Ali, comecei a conhecer as dores do setor, especialmente aquisição de clientes e gestão da sazonalidade de pacientes ao longo do ano”, conta.
Com o passar do tempo, Luís foi crescendo dentro da clínica: em 2018, foi contratado de maneira efetiva e em 2020 assumiu a supervisão comercial e de marketing. “Tive contato com as ações tradicionais de marketing, como distribuir panfletos e explorar as indicações. Mas percebi que o alcance dessas iniciativas era muito pequeno e comecei a pensar em alternativas para escalar essa divulgação. Passei a estudar marketing digital e testar campanhas na clínica”, explica.
O resultado foi praticamente imediato e o empreendedor percebeu que tinha encontrado um caminho para solucionar um problema muito comum para clínicas odontológicas: lidar com a sazonalidade de clientes. “Me incomodava que em um mês, a agenda estava lotada e no outro, praticamente vazia. Com as campanhas, passamos a equilibrar isso e um faturamento subiu. Com o sucesso das estratégias, decidi sair da clínica em 2021 e abrir a Dbout”, conta Luís.
Em menos de um ano, a agência criada por Parrela conquistou mais de 100 clientes e acumulou cases. “Em média, incrementamos 50% de faturamento para as clínicas atendidas com nossa metodologia de trabalho, mas temos casos de aumentos de mais de 100% das receitas através das campanhas”, conta.
Em paralelo, Luís investiu em duas franquias da OrthoDontic há dois anos para, segundo ele, também dar credibilidade ao trabalho desenvolvido pela agência. “Um aspecto talvez negativo de ser tão jovem é que muitos donos de clínicas mais experientes ficam um pouco desconfiados. O fato de ter as duas operações é um argumento muito forte para convencê-los que, apesar da idade, tenho uma solução que não é apenas discurso de venda, mas que entrega resultado na ponta”, explica.
Ao longo desses três anos e meio, a Dbout registrou mais de R$ 20 milhões investidos em tráfego pago, com mais de 2 milhões de pacientes enviados para as clínicas atendidas. Nesse período, Luís estima que a agência garantiu mais de R$ 50 milhões de faturamento para os clientes. “São dados que demonstram que estamos no caminho certo, mas não podemos nos acomodar. As redes sociais mudam o tempo todo e precisamos nos reinventar diariamente para manter nossa performance”, destaca ele.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.