PUBLICIDADE
AO VIVO
Terraiá ao vivo: assista ao show do Forró da Gota direto de Salvador

10 dicas para guardar dinheiro e atingir seus objetivos

Especialista indica atitudes para começar a economizar e construir um patrimônio

28 mai 2024 - 12h03
Compartilhar
Exibir comentários

Poupar dinheiro é uma prática essencial para alcançar a estabilidade financeira e garantir um futuro mais seguro e tranquilo. Fernando Bento, especialista em finanças e sócio e CEO da FMB Investimentos, destaca várias vantagens da prática. O especialista ensina dicas valiosas sobre como iniciar e manter hábitos de investimentos. Confira!

Guardar dinheiro é fundamental para obter estabilidade financeira
Guardar dinheiro é fundamental para obter estabilidade financeira
Foto: TierneyMJ | Shutterstock / Portal EdiCase

1. Crie um orçamento

Faça um orçamento detalhado para acompanhar suas receitas e despesas. Isso ajuda a identificar onde você pode cortar gastos e quanto pode economizar.

2. Pague-se primeiro

Muitas pessoas fazem isso e realmente alcançam resultados. Antes de gastar em outras coisas, separe uma parte do seu salário para investimentos. Trate isso como uma despesa fixa.

3. Reduza despesas desnecessárias

Avalie seus gastos mensais e corte aqueles que não são essenciais. Pequenas economias em áreas como alimentação fora de casa, assinaturas e lazer podem fazer uma grande diferença.

4. Evite dívidas desnecessárias

Dívidas podem comprometer sua capacidade de poupar. Tente evitar empréstimos e compras a crédito, a menos que sejam realmente necessários.

5. Defina metas financeiras

Tenha objetivos claros, como criar um fundo de emergência, comprar uma casa ou se aposentar confortavelmente. Metas específicas ajudam a manter a motivação para economizar.

6. Automatize suas economias

Configure transferências automáticas para uma conta de investimentos. Isso garante que você economize regularmente sem ter que pensar nisso.

Poupar é importante, mas investir é essencial para fazer o dinheiro crescer
Poupar é importante, mas investir é essencial para fazer o dinheiro crescer
Foto: Natee Meepian | Shutterstock / Portal EdiCase

7. Invista seu dinheiro

Poupar é importante, mas investir é essencial para que seu dinheiro cresça. Pesquise opções de investimentos adequados ao seu perfil.

8. Crie um fundo de emergência

Tenha uma reserva para cobrir despesas imprevistas, como reparos domésticos ou despesas médicas. Um fundo de emergência reduz a necessidade de recorrer a empréstimos em situações de crise.

9. Revise regularmente seu orçamento e metas

Faça ajustes conforme necessário para refletir mudanças em sua vida financeira e prioridades.

10. Eduque-se financeiramente

Aprenda sobre finanças pessoais, investimentos e gestão de dinheiro. Quanto mais você souber, melhores serão suas decisões financeiras.

Diversificar suas economias em diferentes tipos de investimentos, como renda fixa, ações, fundos imobiliários e previdência privada, também são boas ações para ter mais rentabilidade, pois a diversificação minimiza riscos e potencializa os rendimentos, conforme explica Fernando Bento, especialista em finanças.

"Poupar dinheiro e fazer investimentos inteligentes permitem maior liberdade para tomar decisões sem depender de terceiros ou de empréstimos. Isso inclui desde a realização de um sonho, como uma viagem ou a compra de um bem, até a possibilidade de mudar de carreira ou iniciar um negócio próprio", finaliza o especialista.

Por Amanda Ivanov

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade