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Magazine Luiza tem salto no lucro do 4ºtri, prepara expansão multicanal

22 fev 2018 - 21h02
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O varejista Magazine Luiza teve lucro líquido de 165,6 milhões de reais no quarto trimestre, salto ante resultado positivo de 46 milhões obtido em igual intervalo de 2016, em resultado que contou com crescimento de quase 50 por cento nas vendas de comércio eletrônico da companhia.

A empresa ainda apurou uma geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 312,7 milhões de reais de outubro a dezembro, 37,8 por cento acima do desempenho de um ano antes. A margem avançou de 8 para 8,6 por cento.

Segundo balanço da companhia, as vendas mesmas lojas no varejo físico subiram 15 por cento, quase o triplo da expansão de 5,7 por cento registrada no quarto trimestre de 2016. Já o crescimento das vendas de comércio eletrônico do próprio Magazine Luiza tiveram expansão de 47 por cento, com forte expansão nas vendas de produtos de terceiros que utilizam a estrutura da companhia, sistema conhecido como "marketplace".

Em sinal de aumento da rivalidade com varejistas tradicionais e online como Via Varejo e Mercado Livre, o Magazine Luiza afirmou no balanço que "em breve, os vendedores do marketplace poderão usar os serviços de nossos centros de distribuição".

Segundo a empresa, os produtos dos vendedores no marketplace passarão a ser comercializados também pelos vendedores do Magazine Luiza dentro das lojas e por divulgadores da empresa. Além disso, a companhia afirmou que "os produtos oferecidos pelos vendedores na plataforma de comércio eletrônico também começarão a ser retirados pelos nossos clientes em qualquer uma das nossas lojas físicas distribuídas pelo Brasil", acrescentou a empresa.

No quarto trimestre, a participação do comércio eletrônico no total das vendas subiu para 32,3 por cento ante 26,4 por cento um ano antes. A receita líquida total do Magazine Luiza somou 3,6 bilhões de reais, evolução de 27,6 por cento na comparação anual.

O Magazine terminou 2017 com 858 lojas físicas em operação no país ante 800 em 2016. A empresa abriu 28 novas lojas no quarto trimestre e comentou que da base total de lojas 17 por cento estão em fase de maturação.

O crescimento das vendas da companhia no quarto trimestre ocorreu com redução nas despesas com elas, que representaram 16,6 por cento da receita líquida, redução de 0,9 ponto percentual no quarto trimestre sobre um ano antes. Já as despesas gerais e administrativas foram equivalentes a 4,3 por cento do faturamento líquido, queda de 0,4 ponto percentual na mesma comparação.

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