PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Juros nas operações de crédito têm alta em julho

Das seis linhas de crédito para pessoa física, três tiveram taxas elevadas no mês passado

11 ago 2014 - 15h21
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A&nbsp;taxa m&eacute;dia de juros para pessoa f&iacute;sica atingiu 6,05%, a maior desde julho de 2012</p><p>&nbsp;</p>
A taxa média de juros para pessoa física atingiu 6,05%, a maior desde julho de 2012 
Foto: Thinkstock

As taxas de juros das operações de crédito voltaram a crescer em julho, apontou pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Segundo a sondagem, essa foi a décima quarta elevação seguida das taxas de juros das operações de crédito.

Das seis linhas de crédito para pessoa física, três tiveram suas taxas elevadas em julho: juros do comércio, CDC-financiamento de automóveis e cheque especial. Duas delas tiveram suas taxas mantidas (cartão de crédito rotativo e empréstimo pessoal-bancos) e uma apresentou queda (empréstimo pessoal-financeiras).

Em julho, a taxa média de juros para pessoa física atingiu 6,05%, a maior desde julho de 2012.

Para pessoa jurídica, das três linhas de crédito pesquisadas, uma apresentou queda (conta garantida) e duas apresentaram elevação (desconto de duplicatas e capital de giro). A taxa média de juros para pessoa jurídica alcançou 3,45% em julho, a maior taxa de juros desde julho de 2012.

As elevações, de acordo com a associação, podem ser atribuídas “à piora do cenário econômico nacional, com expectativa de piora nos índices de inflação e de crescimento econômico, o que aumenta o risco de crédito”. De acordo com Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor -executivo de Pesquisa e Estudos Econômicos, esses fatos têm levado as instituições financeiras a subirem suas taxas de juros acima das elevações da taxa básica de juros, a Selic.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade