Itaú é a marca mais valiosa do Brasil; veja ranking
Top cinco é formado apenas por marcas bancárias e de cerveja
Avaliado em R$ 21,7 bilhões, o Itaú Unibanco é a marca brasileira mais valiosa, de acordo com o ranking anual da Interbrand, divulgado nesta sexta-feira. Bancos e marcas de cerveja completam o top cinco: Bradesco, Skol, Banco do Brasil e Brahma, respectivamente.
A empresa que teve mais destaque no ranking deste ano foi a Ambev. A cervejaria aprece com três marcas na lista, sendo que a Skol, melhor colocada, alcançou pela primeira vez a terceira posição, enquanto a Brahma teve o maior crescimento entre as 25 marcas do ranking. A Antarctica se manteve em oitavo lugar e viu seu valor crescer 15%.
O bom desempenho dos bancos Itaú e Bradesco, que tiveram crescimento de 12% e 7%, respectivamente, em valor de marca, se deve aos investimentos em tecnologia e relações mais próximas com seus clientes, segundo a Interbrands.
Lideram as baixas a Petrobras (sétima melhor posicionada) e o Banco do Brasil, com quedas de 23% e 12%. Os resultados financeiros desfavoráveis, denúncias de corrupção e interferência governamental impactaram os valores das marcas.
Para fazer o ranking, a Interbrands analisa os resultados financeiros, o poder de influência da marca na decisão do cliente e a capacidade de superar a concorrência e garantir ganhas ao longo do tempo. Somente são avaliadas marcas originárias no País que publicam informações contábeis e financeiras.
Veja o ranking das 25 marcas mais valiosos do Brasil:
| Posição | Marca | Valor |
| 1º | Itaú | R$ 21,6 bilhões |
| 2º | Bradesco | R$ 15,1 bilhões |
| 3º | Skol | R$ 11,6 bilhões |
| 4º | Banco do Brasil | R$ 10,4 bilhões |
| 5º | Brahma | R$ 9,4 bilhões |
| 6º | Natura | R$ 7,6 bilhões |
| 7º | Petrobras | R$ 6,7 bilhões |
| 8º | Antarctica | R$ 3,6 bilhões |
| 9º | Vivo | R$ 2,7 bilhões |
| 10º | BTG Pactual | R$ 1,9 bilhão |
| 11º | Cielo | R$ 1,3 bilhão |
| 12º | Casas Bahia | R$ 1,1 bilhão |
| 13º | Lojas Americanas | R$ 817 milhões |
| 14º | Renner | R$ 783 milhões |
| 15º | Hering | R$ 769 milhões |
| 16º | Ipiranga | R$ 734 milhões |
| 17º | Extra | R$ 687 milhões |
| 18º | Oi | R$ 686 milhões |
| 19º | Caixa | R$ 677 milhões |
| 20º | Porto Seguro | R$ 487 milhões |
| 21º | Rede | R$ 470 milhões |
| 22º | Totvs | R$ 461 milhões |
| 23º | Havaianas | R$ 437 milhões |
| 24º | Pão de Açúcar | R$ 372 milhões |
| 25º | Magazine Luiza | R$ 366 milhões |
Aprenda técnicas e processos para gerenciar uma empresa, controlar o desempenho dos negócios e motivar funcionários. Matricule-se já!
