PUBLICIDADE

Ipem-SP: 7,5% dos ovos de Páscoa estão abaixo do peso

No ano passado, a mesma operação reprovou 6,32% dos chocolates avaliados

17 mar 2015 - 20h48
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Reprovação dos ovos de Páscoa pelo IPEM-SP aumentou, no ano passado, a mesma operação apurou irregularidades em 6,32% dos produtos ante 7,5% em 2015</p>
Reprovação dos ovos de Páscoa pelo IPEM-SP aumentou, no ano passado, a mesma operação apurou irregularidades em 6,32% dos produtos ante 7,5% em 2015
Foto: IPEM-SP / Divulgação

Uma pesquisa do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) encontrou irregularidades em 12 dos 81 produtos do período de Páscoa avaliados. Entre os ovos de chocolate, 7,5% dos produtos (3 dos 40 lotes avaliados) apresentaram peso inferior ao número indicado na embalagem.

Além dos chocolates, colombas e pescados glaceados (postas, filés, moluscos e crustáceos) foram englobados na pesquisa. Entre os peixes, o pem-SP identificou irregularidades em 7 dos 21 lotes avaliados, algo em torno de 33%.

Pesquisa do Procon aponta grande diferença de preço nos ovos de páscoa:

No ano passado, a mesma operação apurou irregularidades em 39,28% dos pescados avaliados e, no caso dos chocolates, reprovou 6,32% dos produtos.

Na capital paulista, todos os 16 lotes de produtos estavam sem nenhuma irregularidade. O problema surge no interior do estado.

Em Bauru, 7 dos 16 produtos pesquisados apresentaram problemas. Em um pacote de camarão marcado com 400 gramas, estavam faltando 140 gramas – um prejuízo de 34% para o consumidor.

Na cidade de Ribeirão Preto, 2 dos 13 lotes apresentaram irregularidades. Uma marca de peixe e uma marca de ovo estavam com peso abaixo daqueles demonstrados na embalagem. Em São Carlos, dos 20 lotes analisados, um apresentou problemas. Uma marca de ovos de chocolate também apresentou menos produto do que o indicado na embalagem.

E no município de São José dos Campos, 2 dos 16 lotes analisados estavam com problemas. Entre os produtos com problemas estavam ovos de chocolate, no qual duas amostram estavam com peso menor, sendo o maior deles a falta de 25g de produto.

As empresas que tiveram problemas em seus produtos têm dez dias para apresentar sua defesa ao Ipem-SP. As multas podem variar de R$ 640 a R$ 30 mil. 

Veja como mudaram os logotipos de empresas famosas Veja como mudaram os logotipos de empresas famosas

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade