IPCA em setembro fica em 0,82%, acima do esperado
Mediana das estimativas do mercado apontava para uma aceleração de 0,76% na inflação de setembro
O IPCA de setembro acelerou para 0,82%, superando a mediana projetada de 0,76% após a deflação de 0,32% em agosto, segundo o IBGE. A alta foi impulsionada pela remoção do bônus de Itaipu na energia elétrica e pela alta dos alimentos, com avanço em todos os grupos analisados, destacando-se Habitação (2,31%). Com o resultado, a inflação acumula 3,95% no ano e 4,58% em 12 meses.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro ficou em 0,82%, 1,14 ponto percentual (p.p.) acima do -0,32% registrado em agosto, divulgou nesta sexta-feira, 9, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado ficou acima do esperado. Segundo a mediana das estimativas do mercado medidas pela pesquisa Projeções Broadcast, o IPCA de setembro deveria acelerar para 0,76%. As projeções, todas de alta, iam de 0,57% a 0,83%.
A saída do bônus de Itaipu na conta de energia e a recomposição dos preços de alimentos sustentaram a alta do índice.
No ano, o IPCA acumula alta de 3,95% e, nos últimos 12 meses, o índice ficou em 4,58%, acima dos 4,22% dos 12 meses imediatamente anteriores. Em setembro de 2025, a variação havia sido de 0,48%.
Todos os grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram variação positiva em setembro. Habitação registrou a maior alta e impacto (2,31% e 0,35 p.p.), seguido de transportes (0,89%) e alimentação e bebidas (0,83%).
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.