PUBLICIDADE

Inflação na zona do euro tem desaceleração inesperada em abril

3 mai 2018 - 07h09
(atualizado às 08h30)
Compartilhar
Exibir comentários

A inflação na zona do euro desacelerou inesperadamente em abril uma vez que os preços de serviços subiram a um ritmo mais lento, mostraram dados divulgados nesta quinta-feira, levantando questões sobre o plano do Banco Central Europeu (BCE) de retirar gradualmente o estímulo monetário.

Notas de euro na sede da empresa Money Service Austria em Viena, Áustria
16/11/2017 REUTERS/Leonhard Foeger
Notas de euro na sede da empresa Money Service Austria em Viena, Áustria 16/11/2017 REUTERS/Leonhard Foeger
Foto: Reuters

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, estimou que a inflação nos 19 países que usam o euro ficou em 1,2 por cento em abril sobre o ano anterior.

Economistas consultados pela Reuters esperavam uma taxa de 1,3 por cento, repetindo a leitura de março.

Mesmo com a inflação abaixo da meta do BCE de perto de 2 por cento, as autoridades do banco central têm debatido se encerram o esquema de compra de ativos de 2,55 trilhões de euros.

Uma decisão sobre ações futuras deve ser comunicada em junho ou julho.

Os preços de alimentos, álcool e tabaco, de energia e bens industriais excluindo energia subiram a um ritmo mais rápido do que em março na base anual.

Entretanto, os preços de serviços avançaram apenas 1 por cento, contra 1,5 por cento em março.

O núcleo da inflação, que o BCE também olha como guia, também ficou abaixo das expectativas. A medida que exclui os preços voláteis de energia e alimentos não processados subiu 1,1 por cento em abril sobre o ano anterior, contra 1,3 por cento em março e expectativa de 1,2 por cento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade