Precisamos discutir o que ainda cabe no texto do IR, diz Lira sobre projeto que amplia isenção
Para relator da proposta, discussão no plenário da Câmara será sobre a compensação: 'Nós vamos querer excepcionalidade?'
BRASÍLIA - O relator do projeto de lei que amplia a isenção do Imposto de Renda, Arthur Lira (PP-AL), voltou a afirmar nesta terça, 30, que, em sua avaliação, nenhum parlamentar vai se posicionar contra isentar quem ganha até R$ 5 mil do pagamento do IR, e que a discussão, no plenário da Câmara, será sobre a compensação do texto.
"A compensação vai ser a discussão do plenário. Nós vamos compensar em 10% em cima de todo mundo? Nós vamos querer excepcionalidade advogado, engenheiro, arquiteto, como fizemos em projeto de 2021, na questão dos dividendos? Ou nós vamos encontrar outra solução? Essa é uma discussão de partidos, líderes e plenário, junto comigo, de maneira bem transparente", ponderou.
Lira ressaltou que a "única coisa" que vem pedindo à Câmara é que "responsabilidade". "Para a gente não levar um croc, aquele cascudinho. (...) Vamos tomar a decisão, vamos enfrentar o discurso sem medo", indicou.
O relator afirmou que a discussão que pode ser feita, antes da votação em plenário, é sobre o que cabe ainda no texto — "o que é possível colocar responsavelmente no texto" — e como se pode proteger setores importantes. A declaração ocorreu durante reunião junto da Frente Parlamentar da Agropecuária. O encontro é fechado e parte da discussão acabou sendo transmitida para a imprensa.
Durante o debate, Lira chegou a ter um embate com o Pedro Westphalen (PP-RS) sobre a questão da compensação.