PUBLICIDADE

Imposto de Renda: prazo para tentar receber restituição no 1º lote termina nesta quarta

Receita Federal recomenda que os contribuintes, inclusive os que se encontram na lista de prioridades legais, enviem a declaração até o dia 10 de maio

8 mai 2023 - 09h04
(atualizado às 09h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Para tentar entrar na lista dos que irão receber a restituição do Imposto de Renda no primeiro lote, os contribuintes devem entregar a declaração até a próxima quarta-feira, 10, segundo a Receita Federal. O órgão recomenda o envio até esta data mesmo para aqueles que se encontram na lista de prioridades legais para a restituição.

Depois de enviar a declaração, o contribuinte deverá aguardar para conferir se estará entre os contemplados, caso a declaração não caia na malha fina. O primeiro lote será pago no dia 31 de maio, que também é o último dia para entregar a declaração.

O calendário de pagamentos da restituição é dividido em cinco lotes, sendo que os primeiros se referem a prioridades legais. Veja abaixo a ordem das prioridades:

  • Idosos com 80 anos ou mais;
  • Idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência e portadores de doença grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuintes que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e também quem escolher a restituição por Pix;
  • Demais contribuintes.

A declaração pré-preenchida e o uso do Pix como método para recebimento da restituição funcionam como "fura-filas" para a restituição deste ano.

Calendário de pagamentos da restituição do IR é dividido em cinco lotes, sendo que os primeiros se referem a prioridades legais.
Calendário de pagamentos da restituição do IR é dividido em cinco lotes, sendo que os primeiros se referem a prioridades legais.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil / Estadão

A restituição do IR é a devolução do valor pago a mais para a Receita Federal durante o ano-calendário ou ano-base, que é 2022. Durante o preenchimento da declaração, o próprio programa da Receita informa se o contribuinte terá restituição, se não tem saldo para pagar nem receber, ou se tem imposto a pagar.

Veja o calendário completo de pagamento da restituição do IRPF 2023

  • 1° lote: 31 de maio
  • 2° lote: 30 de junho
  • 3° lote: 31 de julho
  • 4° lote: 31 de agosto
  • 5° lote: 29 de setembro

A entrega da declaração de Imposto de Renda começou no dia 15 de março e termina no dia 31 de maio. A Receita Federal espera receber até 39,5 milhões de declarações neste ano. Saiba quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade