Criminosos tentam aplicar golpe da restituição do Imposto de Renda; saiba como evitar
Golpistas enviam mensagens com link falso para capturar dados das vítimas; Secretaria de Governo Digital recomenda que o contribuinte use apenas canais oficiais do governo e diz que vai repassar as informações das tentativas de golpes para as autoridades competentes
Criminosos têm tentado aplicar um golpe por meio de mensagens de texto em contribuintes que vão receber a restituição do Imposto de Renda. As vítimas denunciaram a tentativa de fraude para o governo federal depois que o segundo lote de pagamento foi liberado nesta sexta-feira, 21.
O golpe consiste no envio de mensagens SMS, informando que o contribuinte tem valores de restituição disponíveis. O texto induz a vítima a clicar em um link para supostamente fazer o resgate do valor. A página, no entanto, é uma armadilha para o usuário fornecer seus dados aos golpistas.
A Secretaria de Governo Digital (SGD), responsável pelo portal gov.br, enviou para o Estadão uma captura de tela com um exemplo da tentativa de fraude.
Como evitar o golpe?
De acordo com o SGD, a recomendação é que o contribuinte verifique as informações de programas e benefícios do governo apenas por meio de canais oficiais, como o site e o aplicativo gov.br. "A SGD informa, ainda, que não faz atendimento referente ao gov.br via aplicativo de mensagens e nem por meio de chatbot", informou em nota. A secretaria também disse que vai repassar as informações das tentativas de golpes para as autoridades competentes.
Como resgatar a restituição?
Para verificar se a restituição do Imposto de Renda está disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal, por meio deste link. Na página, o usuário precisa informar o número do CPF e a data de nascimento, selecionar o exercício e fazer a confirmação de segurança. Depois, é só clicar em "consultar" para saber se o pagamento está liberado.
O pagamento da restituição é depositado na conta bancária informada na declaração de imposto de renda. Caso não fique disponível, como quando a conta é desativada, o valor poderá ser resgatado por até um ano no Banco no Brasil. O reagendamento do crédito pode ser feito por meio do Portal BB ou da Central de Relacionamento BB, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Após esse período de um ano, o contribuinte ainda pode resgatar a restituição no Portal e-CAC, da Receita Federal, disponível neste link.
