PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

CLT e MEI: Como declarar meu Imposto de Renda?

Ednei Souza, fundador da Hubs Contabilidade, explica mais sobre o assunto; assista

9 abr 2024 - 05h00
(atualizado às 10h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Carteira de trabalho
Carteira de trabalho
Foto: Nilton Fukuda / Estadão / Estadão

Você tem um emprego fixo e ainda tem uma MEI para ajudar na renda familiar? Saiba que a declaração do Imposto de Renda é diferente para cada uma.

No Terra, a jornalista Paola Cecchi recebeu Ricardo Roberto, porta-voz da Receita Federal e Ednei Souza, fundador da Hubs Contabilidade, para falar sobre esclarecer essas e outras dúvidas, além de detalhes da declaração do IR.

Ednei Souza usou como exemplo uma pessoa que tem um negócio para vender brigadeiros, por exemplo. De acordo com o especialista, há duas opções: "Se ele faz a venda e não tem CNPJ, essa renda direta tem que ser declarada [no Imposto de Renda] porque é uma renda tributável”.

"Mas, o que a gente orienta para quem tem um trabalho informal, é bom procurar uma contabilidade e abrir um CNPJ. O MEI trouxe muita simplicidade e com baixa tributação, a partir de R$ 70 por mês, e é uma forma de regularizar e formalizar essa renda extra, o que acaba sendo um fator mais econômico para ele para efeito de declaração [da renda]”, ressalta.

Assista: 

CLT e MEI: Como declarar meu IR?:

Quer evitar erros que fazem você perder dinheiro na hora da declaração de imposto de renda da sua empresa? Clique aqui e saiba mais.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade