Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ibovespa tem leve alta com geopolítica no radar

5 jan 2026 - 10h15
(atualizado às 11h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ibovespa operava em leve alta na manhã desta segunda-feira, após ter iniciado os negócios na estabilidade, enquanto os investidores monitoravam os desdobramentos da captura pelos Estados Unidos do presidente da Venezuela, ‌Nicolás Maduro, durante o fim de semana.

Às 11h30, o Ibovespa, referência do mercado acionário brasileiro, subia 0,31%, ‌a 161.034,65 pontos.

O volume financeiro somava R$2,74 bilhões.

Os EUA atacaram a Venezuela no último sábado e capturaram seu presidente de longa data, Nicolás Maduro, que foi levado a Nova York para julgamento.

O ataque trouxe preocupações para além do campo geopolítico, já que a Venezuela possui a maior reserva ‍de petróleo do mundo. Tanto que o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que pode ordenar outro ataque caso o país não coopere com a tentativa dos EUA de abrir sua indústria petroleira e interromper o tráfico de drogas. Ele também ameaçou ação militar ‌na Colômbia e no México.

"A situação da Venezuela acaba entrando como ‌mais um fator de ruído para a região. Não é algo que mude o fundamento do mercado brasileiro, mas ajuda a aumentar a percepção de risco na América Latina", disse Thiago Azevedo, sócio fundador da Guardian Capital.

Segundo o profissional, dias como hoje trazem "um pouco mais de volatilidade e cautela para o índice", já que afetam principalmente o humor do investidor estrangeiro.

No noticiário corporativo, a partir desta segunda-feira, o Ibovespa passa a ter uma nova composição, com entrada das ações da Copasa e saída dos papéis da CVC Brasil, conforme a terceira e última prévia divulgada em 23 de dezembro.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN recuava 1,04%, contrariando o avanço dos preços do petróleo no exterior, onde o barril sob o contrato Brent avançava 0,71%, em meio a tensão geopolítica.

- BRAVA caía 3,6%, liderando as perdas do índice, enquanto PRIO ON recuava 1,53%, acompanhando as perdas do petróleo.

- VALE ON valorizava-se 0,58%, em linha com os ganhos dos futuros do minério de ferro na China.

- ITAÚ UNIBANCO PN avançava 0,15% e BRADESCO PN subia ‌0,20%. BANCO DO BRASIL ON subia 0,09%, SANTANDER BRASIL UNIT mostrava decréscimo de 0,12% e BTG PACTUAL UNIT tinha ganho de 1,11%.

-LOCALIZA PN subia 2,96%, liderando os ganhos do índice, após os acionistas da empresa aprovarem aumento de capital em R$2,1 bilhões, além de criarem as ações preferenciais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade