Gastos com construção nos EUA caem em abril com fraqueza em moradias unifamiliares
Os gastos com construção nos Estados Unidos caíram de forma inesperada em abril, prejudicados por um declínio nos gastos com projetos de moradias unifamiliares em meio a custos de empréstimos mais altos e um aumento na oferta de casas.
O Departamento de Comércio informou nesta segunda-feira que os gastos com construção caíram 0,4%, depois de uma queda revisada para baixo de 0,8% em março.
Economistas consultados pela Reuters previam que os gastos subiriam 0,3%, depois de um declínio de 0,5% relatado anteriormente em março.
Em abril, os gastos diminuíram 0,5% em relação ao ano anterior.
Os gastos com projetos de construção privada recuaram 0,7%. O investimento em construção residencial caiu 0,9%, com os gastos em novos projetos de moradias unifamiliares diminuindo 1,1%.
A construção de moradias também está sendo restringida por uma perspectiva econômica instável em meio à política comercial do presidente Donald Trump, incluindo a recente duplicação das tarifas sobre aço e alumínio de 25% para 50%.
O estoque de novas moradias está em níveis vistos pela última vez em 2007, enquanto a oferta de casas usadas é a mais alta em mais de quatro anos, deixando os construtores com espaço limitado para iniciar novos projetos.
Os gastos com unidades habitacionais multifamiliares caíram 0,1% em abril. O investimento em estruturas privadas não residenciais, como escritórios e fábricas, diminuiu 0,5%.