Franqueada da Coca-Cola compra Neugebauer e cria nova divisão
Fabiana Leal
Direto de Porto Alegre
A Vonpar, franqueada da Coca-Cola no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, anunciou nesta terça-feira a compra da fábrica de chocolates Neugebauer, que está há 118 anos no mercado, e a criação da Divisão de Alimentos. Esse novo braço do grupo Vonpar nasce com um faturamento de R$ 250 milhões, três fábricas, mais de mil funcionários e a presença cerca de 30 países.
Além da Neugebauer, fazem parte dessa Divisão de Alimentos a Mu-Mu, pioneira na fabricação de doce de leite e doce de frutas light, adquirida pela Vonpar em novembro de 2009 e que teve faturamento de R$ 100 milhões em 2009, e a Wallerius Doces e Alimentos, comprada em dezembro de 2009 e que atua no mercado de doces, balas e confeitos. O faturamento dessa foi de R$ 40 milhões.
A negociação para a compra da Neugebauer durou entre 30 e 40 dias, o que foi considerado pela empresa rápido. O diretor da Divisão de Alimentos, Daniel Weiler, não divulgou o valor do contrato de aquisição, pois, segundo ele, há cláusula de confidencialidade. Entretanto, afirmou que a Vonpar fez a aquisição com dinheiro próprio, sem precisar de financiamento.
A expectativa de Weiler é de crescimento de 27% para 2010 e fechar esse ano com um faturamento de R$ 300 milhões. Segundo ele, as três empresas têm potencial muito grande de crescimento, tanto pelo aumento de renda brasileira quanto pela capacidade de crescimento ociosa dessas empresas adquiridas.
A divisão de alimentos pode crescer para os demais Estados e no mercado internacional, já que tanto a Wallerius quanto a Neugebauer já exportam. A primeira exporta para 30 países e a segunda, para 12 países.
"Existem mercados com potencial de crescimento significativo. Nós estamos mais concentrados na região Sul. O eixo São Paulo - capital e interior - é um eixo muito importante e o potencial de crescimento lá é muito grande, assim como o Nordeste - que está tendo um crescimento de renda muito significativa em função do turismo, de investimentos e de projetos de bolsas sociais, e a indústria de alimentos é a primeira a capturar esse crescimento", afirmou Weiler.
A Vonpar Refrescos, outro braço da empresa, tem limitação física de crescimento, já que só pode atuar em 100% do Estado de Santa Catarina e em 73% do mercado gaúcho.