PUBLICIDADE

Planejamento financeiro: veja dicas para fazer o seu em 2022!

Janeiro é um ótimo período para estabelecer metas e fazer seu próprio planejamento financeiro. Confira dicas!

11 jan 2022 13h32
ver comentários
Publicidade
Um planejamento financeiro serve também para aqueles que possuem contas em dia
Um planejamento financeiro serve também para aqueles que possuem contas em dia
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

Entre as promessas de ano novo, não faltaram juras para organizar a vida financeira. Mas que tal não deixar essa promessa passar e começar a partir de agora a fazer o seu planejamento financeiro, hein?

Há quem comece essa etapa em dezembro por conta das despesas que surgem durante o mês de janeiro. No entanto, saiba que ainda dá tempo de fazer o seu!

Um planejamento financeiro é importante porque dá mais controle a quem o possui. Assim, é possível analisar seus ganhos e gastos, sem falar que é um importante aliado para aqueles que possuem metas a serem alcançadas ao longo do ano.

Com esse tipo de ferramenta, dá para entender quais são os seus gastos fixos ou gastos sazonais e aqueles que podem ser cortados.  Como resultado, o planejamento financeiro funciona como um status interno sobre a sua saúde financeira

Aliás, engana-se quem pensa que um planejamento financeiro serve apenas para pessoas endividadas. Ele serve para todos, inclusive para quem está sempre com suas contas no azul. Até porque, pessoas possuem objetivos diferentes. 

Então um planejamento financeiro pode servir para te ajudar a sair das dívidas, assim como também pode te ajudar a conquistar metas financeiras, como uma viagem de férias ou a dar um passo e começar um investimento, por exemplo. 

Além disso, o planejamento financeiro serve para todos. Você pode criá-lo para focar em sua vida financeira pessoal, familiar e até mesmo empresarial, caso seja dono de seu próprio negócio. O que vale é a organização, independente do tipo de categoria!

Quais são os passos importantes para criar seu planejamento financeiro?

Antes de mais nada, o mais importante para começar a fazer o seu planejamento financeiro é entender a realidade da sua vida financeira. Comece se perguntando: qual o intuito deste planejamento. Conforme dito antes, um planejamento pode ser uma ferramenta importante para diversos tipos de metas, desde a saída das dívidas até a economia de dinheiro para uma meta importante, como uma  pós-graduação.

Nesse sentido, quanto mais detalhes sobre a sua vida financeira, melhor. Informe seu rendimento médio por mês, seus gastos fixos e variáveis e principalmente, o quanto sobra de dinheiro ao pagar todas as suas despesas.

Vale lembrar também que, ao separar tudo aquilo que é gasto com esse valores, é importante separar um pouco de dinheiro para a sua reserva de emergência. A maioria das situações de endividamento surgem de situações que poderiam ser evitadas caso houvesse esse tipo de reserva. Então, que tal estabelecer o quanto consegue guardar?

Depois disso, é hora de traçar seus objetivos. Entenda exatamente aquilo que deseja conquistar ao longo de 2022 e o quanto você consegue separar dentro da sua renda para que esse objetivo se torne real.

Existem diversas formas de realizar um planejamento financeiro. Atualmente, existem diversas opções de aplicativos diferentes que podem te ajudar nessa tarefa. Mas, caso você seja uma pessoa que prefere colocar a mão na massa, um caderninho ou uma planilha também são ótimas soluções.

Por fim, não se esqueça que um planejamento financeiro possui acompanhamento frequente. Ou seja, ele deve ser atualizado quinzenalmente ou mensalmente para que nada fuja do controle, tudo bem? Agora é hora de colocar em prática tudo que você aprendeu e começar 2022 com muito sucesso nas finanças!

Com informações de InvestNews.

Finanças e Empreendedorismo
Publicidade
Publicidade