2 eventos ao vivo

Exportação de petróleo do Irã cresce em 2019 apesar de sanções, dizem fontes

19 fev 2019
10h09
atualizado às 10h36
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

As exportações iranianas de petróleo ficaram acima do esperado em janeiro e estão pelo menos mantendo-se estáveis neste mês, segundo dados de petroleiros e fontes do setor, conforme alguns clientes aumentaram compras devido a isenções temporárias de sanções dos Estados Unidos.

Sonda de petróleo em atividade 
27/08/2018
REUTERS/Nick Oxford
Sonda de petróleo em atividade 27/08/2018 REUTERS/Nick Oxford
Foto: Reuters

Os embarques têm somado em média 1,25 milhão de barris por dia (bpd) em fevereiro, segundo dados do Refinitiv Eikon, e uma fonte de uma empresa que rastreia as exportações iranianas. Em janeiro, ficaram entre 1,1 milhão e 1,3 milhão de bpd, mais do que se pensava inicialmente.

Uma alta taxa de embarques iranianos poderia pesar sobre os preços do petróleo e trabalharia contra os cortes de oferta liderados pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). O Irã, membro do grupo, negociou uma isenção do pacto de corte de produção.

"Acreditamos que as pessoas estão se adiantando mais ante o prazo", disse a fonte da indústria que acompanha as exportações iranianas, referindo-se ao fim programado das isenções temporárias de sanções dos EUA, em maio.

O aumento das exportações da República Islâmica poderia estimular novos esforços dos EUA para reprimir seus fluxos. No entanto, isso acarretaria o risco de elevar os preços do petróleo, já que Washington também está tentando restringir as exportações de outro inimigo, a Venezuela.

Os embarques do Irã em fevereiro estão acima do 1,1 milhão de bpd de janeiro, segundo dados da Refinitiv. Já a fonte da indústria estimou as exportações de janeiro em 1,3 milhão de bpd, perto do nível de fevereiro.

Em qualquer caso, os dados estimados para janeiro são superiores às estimativas iniciais-- alguns previam que as exportações ficariam abaixo de 1 milhão de bpd, um nível similar ao visto em dezembro.

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447765))REUTERS JRG LC

Veja também:

Cientistas brasileiros criam soro com anticorpos de cavalo capaz de neutralizar coronavírus
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade