PUBLICIDADE

Entrevista de emprego: como justificar demissão anterior

Especialista alerta que a honestidade e a preparação são cruciais para abordar essa questão de maneira eficaz

1 out 2023 - 06h10
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o Brasil registrou mais de 1,7 milhão de demissões em diferentes setores da economia no último mês de julho. Em um mercado de trabalho cada vez mais desafiador e competitivo, explicar o motivo de um desligamento anterior pode ser uma tarefa complexa.

Para muitos profissionais, um desligamento involuntário de seu emprego anterior pode representar um obstáculo emocional e profissional. Entretanto, saber articular eficazmente o motivo do desligamento é fundamental para ganhar a confiança do recrutador e conquistar uma nova oportunidade no mercado. 

De acordo com Francisco Pereira, Gerente de Recursos Humanos da Intelligenza IT, consultoria especializada em tecnologias para RH, compartilhar sua perspectiva sobre o ocorrido demonstra maturidade profissional e a capacidade de lidar com desafios de forma construtiva.

"A transparência é indispensável em qualquer processo seletivo. Não hesite em mencionar a demissão, mas concentre-se em como você lidou com essa situação e no aprendizado que obteve com ela. Isso demonstra resiliência e capacidade de adaptação, atributos altamente valorizados pelos empregadores", explica o executivo.

“O primeiro passo para que o candidato adquira a confiança necessária para falar sobre sua última demissão é compreender os eventos que levaram a esse desligamento. Isso inclui reconhecer as áreas em que houve sucesso e melhorias que poderiam ter sido feitas”, complementa. 

Para auxiliar o profissional nessa jornada, Pereira separou algumas dicas que podem ajudar o candidato a se sentir mais seguro diante dessa temida pergunta durante uma entrevista. 

Sinceridade e objetividade 

Seja honesto sobre o motivo do seu desligamento, mas evite entrar em detalhes excessivos. Mantenha sua resposta concisa e direta.

Exemplo: "Recebi feedbacks positivos e também construtivos sobre meu desempenho e esforcei-me para melhorar, mas, infelizmente, a empresa decidiu seguir em uma direção diferente".

Positividade 

Foque nas lições aprendidas e no crescimento pessoal e profissional que você obteve durante sua jornada na imprensa anterior. 

Exemplo: "Reconheço que houve desafios no meu último emprego e, em retrospectiva, vejo isso como uma oportunidade para aprimorar as habilidades que já possuo e inovar  em minha carreira".

Não fale mal da empresa anterior

Evite fazer comentários negativos sobre seu padrão, ambiente de trabalho ou colegas de trabalho. Isso pode levantar preocupações sobre seu caráter e profissionalismo.

Exemplo: "Sou muito grato à empresa pela oportunidade de crescimento e network que me proporcionou. Vejo este desligamento como uma forma de potencializar meu eu profissional".

Demonstre compromisso

Mostre que você já pesquisou sobre a empresa, atuação dela no mercado, as políticas e valores.  Esses detalhes fazem com o que o recrutador enxergue em você comprometimento, proatividade e um real interesse em compor o time daquela companhia.

Exemplo: "Estou comprometido em continuar minha trajetória profissional de maneira produtiva e contribuir para o crescimento desta empresa". 

Pratique suas respostas

Antes das entrevistas, treine suas respostas com um membro da família ou amigo. Isso ajudará a aumentar sua confiança e clareza ao explicar o motivo do desligamento.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade