PUBLICIDADE

Golpe do falso emprego: veja como escapar dessa roubada

Com o alto número de desempregados no País, cresce o número de golpes dos quais você precisa se proteger

5 jul 2023 - 06h25
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre deste ano, o número de desempregados no Brasil foi de 9,4 milhões de pessoas. Esse grupo tem sido o principal alvo de criminosos que ofertam falsas vagas de emprego. Ao ser convocado para um processo seletivo, o candidato deve ter cuidado, pois em alguns casos poderá ser vítima de vários tipos de golpe.

O contato dos golpistas pode ocorrer por meio de uma ligação solicitando o pagamento de inscrição e o envio de dados pessoais para garantir a posição, entre outras exigências. 

Essas ações são falsas, pois nenhuma empresa abre o processo de recrutamento e seleção pedindo dinheiro ao candidato e menos ainda para garantir a vaga disponibilizada.

É necessário ter cuidado com as vagas que oferecem salários e benefícios muito acima dos valores praticados no mercado, pois as empresas costumam trabalhar a remuneração média de cada categoria ou um pouco acima para atrair os melhores candidatos. Em caso de dúvida faça uma pesquisa para saber qual a remuneração da categoria profissional para a qual você está se candidatando.

Pedido de mudanças no currículo 

Outro golpe comum praticado por essas falsas agências é o de elogiar muito o candidato, mas pedem mudanças no currículo. Normalmente é com o objetivo de oferecer o serviço pago pelo candidato para melhorar o documento. Nenhuma empresa séria trabalha dessa forma.

Os aliciadores costumam informar que a vaga é urgente e pede ao candidato para comparecer imediatamente na empresa, caso contrário perderá a oportunidade. Esse comportamento não é praticado por agências que trabalham de forma correta. Outro ponto importante é o cuidado com as fotos e publicações nas mídias sociais, pois pode atrair esse tipo de golpistas.

 Diante dos inúmeros desafios para conquistar um espaço no mercado de trabalho, os candidatos podem seguir algumas orientações: realizar o cadastro somente em empresas de recrutamento e seleção que sejam confiáveis, ter cuidado com os anúncios internacionais que não pedem o uso fluente do idioma e a qualificação específica, não assinar documentos de contratação sem ler, fazer uma pesquisa no LinkedIn (rede social profissional) sobre a empresa, pesquisar sobre as companhias antes de enviar o currículo, fazer a inscrição para a vaga no próprio site das empresas, sempre que possível. 

Em caso de dúvida, o candidato terá um contato oficial com a empresa e poderá confirmar as informações. Por fim, é importante ter cautela com o envio de fotos pois as empresas sérias pedem somente uma imagem do rosto profissional (como, por exemplo, no formato 3x4).

 Além dos golpes que visam tirar dinheiro dos candidatos em busca de oportunidades de emprego, ainda ocorrem fraudes mais graves que são aquelas relacionadas ao tráfico de pessoas. Por este motivo, é recomendado ter muita atenção para a oferta de vagas que são muito atraentes ao oferecer salário e benefícios acima dos praticados pelo mercado.

(*) Nayara Cardoso é professora de gestão de pessoas da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio (FPMR).

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade