PUBLICIDADE

Economia da Rússia deve ter dois anos difíceis, diz Putin

Presidente russo disse que o governo tem de adotar medidas adicionais para garantir a estabilidade econômica

18 dez 2014 - 08h52
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Vladimir Putin, presidente da Rússia</p>
Vladimir Putin, presidente da Rússia
Foto: Alexei Druzhinin / Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira que o banco central e o governo estão adotando medidas adequadas para sustentar o rublo e que a atual situação da economia russa foi provocada por fatores externos.

"Acredito que o banco central e o governo estão adotando medidas adequadas", disse ele em sua entrevista de final de ano, acrescentando que pode ter havido questões sobre o momento e a qualidade das medidas.

Ele ainda afirmou que as atuais dificuldades econômicas da Rússia podem durar pelos próximos dois anos, mas que a situação pode melhorar mais rapidamente

Segundo Putin, o BC não irá desperdiçar reservas internacionais impulsionando o rublo, mas a taxa de juros não irá permanecer no atual patamar durante toda a crise econômica. Ele também afirmou que o governo tem que adotar medidas adicionais para garantir a estabilidade econômica.

"Tem havido resultados mas o governo precisa adotar outras medidas", disse, acrescentando que o banco central não é a única entidade responsável pela situação econômica.

Mercado

O rublo enfraquecia contra o dólar e o euro nesta quinta-feira, com operadores dizendo que o presidente Vladimir Putin não ofereceu até agora medidas concretas para tirar a Rússia da crise em sua entrevista à imprensa de fim de ano.

Às 8h21 (horário de Brasília), o rublo tinha queda de 2,66% contra o dólar, a 61,8515 rublos por dólar, após abrir em alta de mais de 1%. O rublo também tinha queda de cerca de 1,8% contra o euro, a 76,4855 rublos por euro, na Moscow Exchange.

O rublo perdeu cerca de 45% contra o dólar até agora neste ano em meio ao recuo dos preços do petróleo e às sanções do Ocidente devido à Ucrânia.

Segundo operadores, as oscilações do câmbio foram exarcebadas pela liquidez baixa e operações envolvendo volumes pequenos são capazes de impactar demais o mercado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade