PUBLICIDADE

Modelo de trabalho híbrido: veja como as empresas se adaptam

A evolução de uma estratégia de local de trabalho híbrido

22 out 2022 - 01h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

A abordagem híbrida é um novo modelo de estratégia de trabalho que está ganhando popularidade entre as corporações à medida que entramos no futuro do trabalho. Sob essa estrutura, alguns funcionários trabalham em sedes corporativas redesenhadas ou escritórios, enquanto outros têm a liberdade de trabalhar em casa, espaços de coworking, cafeterias ou até mesmo um local de trabalho no metaverso.

“Essa flexibilidade é fundamental para o sucesso do trabalho híbrido, pois permite que os funcionários escolham seu próprio ambiente e horário para exercer as atividades. No entanto, gerenciar essa força de trabalho pode ser difícil e, por isso, é importante ter uma tecnologia eficaz e uma política de local para ajudar a gerenciar o processo”, comenta Gustavo Costa, sócio-fundador da Unique Group, consultoria estratégica de recrutamento e soluções em RH.

As organizações estão sendo redesenhadas

Com as ferramentas e procedimentos corretos implementados, um local de trabalho híbrido pode ser uma maneira bem-sucedida e produtiva para as empresas fazerem negócios no futuro. À medida que a força de trabalho evolui, as organizações estão redesenhando suas estratégias para melhor acomodar as necessidades de seus colaboradores. 

“Tradicionalmente, o local de trabalho era um espaço físico onde os funcionários se reuniam para trabalhar. No entanto, os últimos anos têm provado ser possível que diversas atividades sejam realizadas com a mesma eficácia tanto no escritório como de maneira remota. Essa mudança se deve em grande parte à expansão da tecnologia, que tornou mais fácil para os funcionários permanecerem conectados, independentemente de sua localização”, explica Gustavo Costa.

A atual força de trabalho está mudando e as empresas começam a perceber esse novo cenário. Os colaboradores estão buscando mais autonomia, poder de escolha e flexibilidade em seus arranjos de trabalho. Isso elevou a popularidade do trabalho híbrido, oferecendo ao colaborador a oportunidade de adaptar seu dia de trabalho de modo a atender às suas necessidades e estilo de vida.

De acordo com Costa, para permitir esses tipos de arranjos de trabalho, as companhias precisam ter tecnologia que permita que os funcionários façam check-in e check-out, bem como locais que suportem diferentes tipos de atividade. Ao se adaptar às demandas dos colaboradores , as empresas podem criar uma força de trabalho mais flexível e produtiva, mais bem posicionada para o futuro.

Como minimizar os custos imobiliários

Embora haja muitos benefícios para os moradores em uma estratégia de local de trabalho híbrido, um dos principais benefícios para as empresas é a capacidade de minimizar seus custos imobiliários. 

“Ao permitir que os funcionários trabalhem remotamente, as empresas podem reduzir sua necessidade de espaço físico. Além disso, ao fornecer aos funcionários a opção de trabalhar em casa, elas podem repensar suas estratégias de presença imobiliária para maximizar a eficiência e a utilização do espaço”, argumenta.

Há muitas empresas que fizeram a transição com sucesso para um modelo de local de trabalho híbrido e vários fatores contribuíram para torná-lo bem-sucedido. Primeiro, garantiram que seus funcionários fossem treinados adequadamente sobre como usar a tecnologia para se manter conectados remotamente. 

Em segundo lugar, criaram políticas e procedimentos que ajudam a garantir que os trabalhadores remotos sejam responsabilizados e estejam no caminho certo com seu trabalho. Finalmente, adotaram uma cultura que apoia a flexibilidade e incentiva os funcionários a aproveitar as oportunidades oferecidas por um local de trabalho híbrido.

(*) HOMEWORK inspira transformação, com inteligência digital e capricho artesanal. Nosso jornalismo impacta milhares de leitores todos os dias. E nossas soluções de conteúdo sob medida atendem grandes empresas de todos os tamanhos. Saiba mais sobre nossos projetos e entre em contato.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade