PUBLICIDADE

5 dicas para ter recolocação rápida no mercado de trabalho

Especialista detalha etapas para conquistar um novo emprego

18 fev 2023 - 03h00
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Freepik

Procurar uma nova oportunidade de emprego nem sempre pode ser uma tarefa muito simples. Neste começo de ano, por exemplo, candidatos enfrentam um cenário mais adverso, marcado por uma onda de demissões em massa. E como fazer para reconquistar uma vaga no mercado de trabalho?

 “O profissional que busca a recolocação precisa entender que o processo de demissão em massa, o corte ou outros movimentos partem dos empregadores e não do empregado, ou seja, não necessariamente por um mau desempenho pessoal. Portanto, saber entender o movimento do mercado é a primeira e diferencial etapa. Na sequência, a recolocação deve partir por alguns princípios, como o currículo atualizado e um estudo das vagas pertinentes com a trajetória do candidato”, afirma Luciana Calegari, especialista em Recursos Humanos da Vagas.com.

Veja algumas dicas da especialista para conseguir uma recolocação:

  • 1. Currículo atualizado

O currículo é o cartão de visitas do candidato para as empresas. Por isso, é importante incluir as experiências profissionais anteriores, os cursos e os objetivos no cargo em que deseja atuar.

  • 2. Rotina 

A busca por uma nova oportunidade já deve ser encarada como um trabalho. Portanto, é importante definir uma rotina diária para procurar vagas, enviar currículos e preencher formulários para as empresas adequadas ao perfil do profissional.

  • 3. Mercados em alta e pretensão salarial adequada 

Foco na busca em posições que estejam em alta é um diferencial na recolocação. Alguns segmentos como supermercados, farmácias, empresas de logística são algumas opções. Saúde e tecnologia da informação também estão entre as que mais vêm contratando. Além disso, é muito importante fazer um levantamento sobre os salários atuais no mercado e adequar a busca dentro desse padrão, mesmo que no momento a remuneração seja menor do que em experiências anteriores.

  • 4. Trabalhos temporários ou mudanças de carreiras 

Uma alternativa para conseguir uma nova vaga de emprego são os trabalhos temporários ou a mudança de carreira. Estudar sobre novos cargos e carreiras ou projetos temporários pode ajudar a aquecer oportunidades diferentes de recolocação.

  • 5. Atualizações nos contatos e habilidades 

Da mesma forma que o currículo, na recolocação profissional o candidato também deve se atualizar. Redes de contatos atualizadas podem render indicações ou entrevistas. Além disso, o momento sem trabalho pode ser utilizado para novos cursos, graduações, palestras e conhecimentos sobre áreas de interesse.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão. Conheça nossas soluções e entre em contato.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade