Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia do Consumidor é a 'Black Friday' do primeiro semestre? Entenda o que é e saiba quando cai a data

Dados da Fecomercio indicam que, em 2024, data movimentou R$ 602,8 milhões; entidade dá dicas para lojistas potencializarem vendas

7 mar 2025 - 15h07
Compartilhar
Exibir comentários

O Dia do Consumidor é celebrado em 15 de março, um sábado. Ele é tratado pelo comércio como uma espécie de Black Friday do primeiro semestre, já que é uma data em que os lojistas aproveitam para impulsionar as suas vendas por meio de descontos. Em 2024, o evento movimentou R$ 602,8 milhões, com expectativas otimistas para 2025, apesar dos desafios econômicos, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio- SP).

A entidade orienta aos lojistas que ampliem as promoções para além do dia 15, e crie uma semana inteira de ofertas. A dica vale tanto para as lojas físicas quanto as online, sobretudo nos segmentos de saúde, beleza, bebidas, eletrônicos e vestuário.

Segundo a entidade, além de observar as tendências dos consumidores, a dica para os lojistas é usar a criatividade e criar kits, com o objetivo do aumento do valor de tíquete médio. Estímulo ao uso do Pix, criar estratégias e descontos progressivos e, sobretudo, dar descontos reais -principalmente porque os clientes estão de olho nos preços- são algumas das orientações da entidade.

Movimento de clientes na 25 de Março, no centro de São Paulo; lojistas se preparam para o Dia do Comércio
Movimento de clientes na 25 de Março, no centro de São Paulo; lojistas se preparam para o Dia do Comércio
Foto: Wherter Santana/Estadão / Estadão

O que é o Dia do Consumidor?

Denominado oficialmente Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, a data foi criada em 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, falou em um discurso sobre o direito do consumidor à segurança, à escolha, à informação e a ser ouvido. O discurso pode ser conferido na íntegra neste link (em inglês).

Apesar de ter sido criado em 1962, ele só passou a ser comemorado (e explorado pelo comércio) em 1983, quando a Consumers International, uma entidade mundial de comércio, passou a celebrar a data.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade