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Dia do Cliente 2025: quando é e como se preparar para a data

O Dia do Cliente é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e melhorar a relação com clientes antigos e novos!

16 set 2025 - 05h00
(atualizado em 16/5/2025 às 10h05)
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Resumo
O Dia do Cliente acontece anualmente no dia 15 de setembro. A data foi criada no país nos anos 2000 por um empresário chamado João Carlos Rego.
Imagem mostra vitrine de loja com placa de liquidação.
Imagem mostra vitrine de loja com placa de liquidação.
Foto: Agência Brasil

O Dia do Cliente é uma data cada vez mais presente no calendário comercial, sendo uma boa oportunidade para o varejo atrair clientes, fidelizar consumidores e aumentar as vendas, tanto no dia em si quanto nos dias da semana em que se celebra a ocasião. 

Por não contar com nenhuma data comercial próxima, o Dia do Cliente pode ser importante para estimular o consumo antes das tradicionais datas de compras do final de ano, como o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal.  

Quando é o Dia Oficial do Cliente?

O Dia do Cliente acontece no dia 15 de setembro. A data a foi criada no país nos anos 2000 por um empresário chamado João Carlos Rego.

Desde 2019, o dia também é acompanhado da chamada Semana do Brasil, que visa incentivar as compras entre o feriado do Dia da Independência, em 7 de setembro, e o dia 15 do mesmo mês.

Existe um projeto de lei em análise no Senado, criado em 2019, que visa oficializar 15 de setembro como o Dia do Cliente em todo o país.

Porém, vale lembrar que a data não é considerada um feriado, ao contrário de outras ocasiões que são tradicionais para o varejo, como o Dia das Crianças (12 de outubro, feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil), e do Natal (25 de dezembro). 

Qual a diferença entre o Dia do Consumidor e o Dia do Cliente?

Apesar de estarem relacionadas ao consumo, existem diferenças importantes entre cada ocasião. O Dia do Consumidor surgiu nos Estados Unidos, nos anos 1960, com o objetivo de responder a abusos que determinadas empresas cometiam nas relações com seus consumidores. 

Por isso, o objetivo da data é conscientizar as pessoas sobre direitos e deveres nas relações de consumo e a importância de cobrar produtos e serviços de qualidade das empresas.

O Dia do Cliente foi uma criação muito mais recente do que o Dia do Consumidor, já que ocorreu nos anos 2000 com o objetivo de estreitar a relação entre empresas e clientes, homenagear o público consumidor e impulsionar as vendas em um período de menor consumo no varejo brasileiro. 

O que fazer no dia do cliente?

O Dia do Cliente pode ser usado como uma grande oportunidade para empresas de diferentes tamanhos venderem mais, principalmente em uma época do ano que não conta com grandes feriados relacionados a compras. 

Cada vez mais negócios têm aproveitado a ocasião para homenagear seu público, fidelizar clientes e atrair novos consumidores por meio de diversos recursos.

1. Monte um planejamento antecipado

É fundamental criar um planejamento antecipado das ações que a empresa realizará no Dia do Cliente ou mesmo na Semana Brasil.

É importante elencar as atividades que serão realizadas e os objetivos da ocasião, como aumento de vendas, engajamento em mídias sociais ou maior volume de novos clientes.

2. Crie promoções especiais

Criar novas promoções que são específicas para a data, por meio de descontos, cupons ou ofertas exclusivas, também pode impulsionar as vendas no Dia do Cliente.

É importante que o público perceba a oportunidade das ofertas e entenda que elas estarão disponíveis por um curto período, aumentando o senso de urgência para a compra.

3. Aproveite o marketing criativo

O marketing pode ajudar muito a aumentar as vendas durante o Dia do Cliente. Dessa forma, planeje campanhas em diferentes canais, como redes sociais, e-mails, anúncios on-line ou mesmo em locais físicos, como vitrines de loja.

Chame a atenção e destaque as ofertas do dia.

4. Tenha uma decoração temática

A decoração de espaços físicos ou o uso de artes e imagens em meios eletrônicos também contribui para destacar as ofertas do Dia do Cliente ou da Semana Brasil.

As cores e as mensagens devem reforçar o clima festivo do momento e incentivar as compras.

5. Faça lançamentos especiais

É possível aproveitar o Dia do Cliente para realizar lançamentos especiais de novos produtos ou serviços. Com isso, as pessoas podem ficar mais atraídas para visitar lojas e sites para descobrir as novidades.

6. Promova concursos e sorteios

Realizar concursos ou sorteios, nas redes sociais ou em espaços físicos, contribui para envolver os clientes e engajá-los durante o Dia do Cliente.

Uma ação possível é pedir ao público que compartilhe suas experiências com produtos ou serviços da marca.

7. Envie agradecimentos personalizados

Enviar mensagens de agradecimento personalizadas para clientes, por meio de canais como e-mail, redes sociais, SMS ou cartões físicos, é uma forma de fidelizar o público e, também, divulgar as ofertas especiais do Dia do Cliente. 

Se você quer ficar por dentro de mais dicas sobre pequenas empresas, marketing e relações com consumidores, navegue pelo site Terra Dinheiros!

Fonte: Redação Terra
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