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De Twitter para X: quando o rebranding impacta o público

O Twitter tem mais de 24 milhões de usuários apenas no Brasil, e 556 milhões ao redor do mundo

7 ago 2023 - 06h00
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Foto: Freepik

A plataforma do pássaro azul teve milhões de comentários a seu respeito nas últimas semanas. A rede social Twitter foi fundada em 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass. E o novo CEO da plataforma desde 2022 é Elon Musk, que vem trazendo novidades e gerando polêmicas.

No dia 24 de julho, Elon Musk anunciou o rebranding que o Twitter passará. O conhecido pássaro azul dará espaço para um grande X branco em um fundo preto – o novo logo que já está na foto de perfil da conta de Musk. X será o novo nome do site. 

Visto que a plataforma tem milhões de usuários, uma grande transformação na imagem da rede social pode ser uma decisão arriscada. Segundo o relatório de fevereiro de 2023, produzido pela parceria entre a We Are Social e a Meltwater, o Twitter tem mais de 24 milhões de usuários apenas no Brasil, e 556 milhões ao redor do mundo.

Os motivos de modificar ou atualizar uma marca podem vir de vários fatores como: seguir o ritmo de seu público, ter uma nova comunicação ou reforçar o propósito da empresa, mas sem perder a sua essência ou tradicionalismo. Além disso, o rebranding serve para criar um novo universo, com novos significados e percepções com pouca ou nenhuma associação com o passado.

Um case de rebranding no Brasil

O Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), em julho de 2023, passou por uma mudança em sua identidade visual. Essa estratégia da empresa foi pensada para reforçar o protagonismo da rede educacional, apostando no diferencial como chave para o crescimento e sustentabilidade do negócio. Dessa forma, a intenção é realçar ainda mais os valores da sua marca.

De acordo com Ana Paula Delchiaro, gerente de marketing do Cebrac, a essência de um negócio tem a ver com seu posicionamento.

“O processo de rebranding é um trabalho intelectual. É necessário entender a mentalidade de seu público e garantir uma presença visual. No Cebrac, fizemos um estudo para entender nosso público e criarmos uma comunicação alinhada entre nós profissionais e nossos clientes. De forma sutil, mudamos, mas nosso propósito continua o mesmo de proporcionar a transformação na vida das pessoas”, completa Ana Paula.

Inovar no mercado é importante com o crescimento de novos empreendimentos. Mas, ao mesmo tempo, atender ao que naturalmente agrada seu público é o que também pode fazer com que sua empresa continue tendo resultados satisfatórios.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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