Crescimento do PIB do Brasil desacelera a 0,1% no 3º tri, abaixo do esperado
Na comparação com o terceiro trimestre de 2024, o PIB apresentou crescimento
O PIB do Brasil registrou crescimento de 0,1% no terceiro trimestre de 2025, abaixo das expectativas, mas apresentou alta de 1,8% na comparação anual com o mesmo período de 2024.
O Produto Interno Bruto (PIB) Brasil registrou crescimento de 0,1% no terceiro trimestre de 2025 sobre o trimestre imediatamente anterior, mostraram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quinta-feira, 4, em resultado abaixo do esperado e mantendo a tendência de enfraquecimento da economia.
O resultado ficou aquém da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,2% no período de julho a setembro.
O PIB expandiu 1,5% no primeiro trimestre e 0,3% no segundo, em dados revisados pelo IBGE de 1,3% e 0,4% respectivamente informados antes.
Na comparação com o terceiro trimestre de 2024, o PIB apresentou crescimento de 1,8%, contra expectativa de alta de 1,7% nessa base de comparação.
IBGE revisa dados
O IBGE revisou para baixo os dados sobre o crescimento da economia brasileira no segundo trimestre.
De acordo com números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,3% no segundo trimestre ante os três meses anteriores, contra 0,4% informado antes.
Por outro lado, houve revisão para cima nos dados do primeiro trimestre, a uma expansão de 1,5% de 1,3% informada antes.
O PIB brasileiro cresceu 0,1% no terceiro trimestre, abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de 0,2%