Script = https://s1.trrsf.com/update-1780957527/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Controles de exportação de chips não foram tópico importante em negociações com China, diz representante comercial dos EUA

15 mai 2026 - 11h35
Compartilhar
Exibir comentários

O representante ‌de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, disse nesta sexta-feira que os controles de exportação dos EUA sobre chips semicondutores não foram um tópico importante das discussões com as autoridades chinesas em ⁠Pequim.

Ilustração mostra placa-mãe e chip de computador
 25 de agosto de 2025. REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração
Ilustração mostra placa-mãe e chip de computador 25 de agosto de 2025. REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração
Foto: Reuters

Os comentários sugerem que um avanço na venda ‌dos avançados chips H200 da Nvidia para a China continua distante, apesar do convite ‌de última hora ao presidente-executivo ‌da Nvidia, Jensen Huang, para a viagem ⁠do presidente dos EUA, Donald Trump, a Pequim nesta semana.

"Esse não foi um tópico importante de discussão na reunião bilateral. Não falamos sobre controles de exportação de chips na reunião", disse ‌Greer à Bloomberg TV.

A Reuters informou que os ‌EUA haviam liberado ⁠cerca de ⁠10 empresas chinesas para comprar H200s, incluindo Alibaba, Tencent e ⁠Bytedance, mas ‌nenhuma entrega foi feita ‌até o momento. O governo Trump aprovou as exportações do H200 para a China em dezembro e acrescentou outras condições em janeiro.

Falando ⁠a repórteres a bordo do Air Force One nesta sexta-feira, Trump pareceu confirmar que a China não aprovou as entregas do H200 "porque eles optaram por não ‌fazê-lo, porque querem tentar desenvolver o seu próprio".

Greer acrescentou que permitir as importações do H200 seria ⁠uma "decisão soberana" da China.

Trump também confirmou que os dois líderes discutiram a inteligência artificial e a possibilidade de cooperar na segurança da IA.

"Estamos liderando com muita folga, mas eles estão em segundo lugar e são muito fortes, e conversamos sobre a possibilidade de trabalharmos juntos para criar barreiras de proteção" para conter possíveis ameaças de IA, disse ele aos repórteres, sem entrar em detalhes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra