PUBLICIDADE

Confiança do consumidor atinge mínima histórica pelo 3º mês

Expectativas estão piores que as percepções sobre a situação atual

25 mar 2015 - 10h42
(atualizado às 14h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 2,9% entre fevereiro e março de 2015, ao passar de 85,4 para 82,9 pontos, atingindo o índice mínimo histórico pelo terceiro mês consecutivo. Os dados relativos ao ICC foram divulgados nesta quarta-feira (25), pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) e indicam que a queda foi motivada, principalmente, pela situação atual.

<p>Confiança do consumidor recuou</p>
Confiança do consumidor recuou
Foto: Nacho Doce / Reuters

Entre fevereiro e março, o Índice de Situação Atual (ISA) caiu 5,6%, de 82,3 para 77,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) recuou 1,4%, ao passar de 87,0 para 85,8 pontos. Os dois índices encontram-se nos níveis mínimos históricos, segundo a FGV. 

De acordo com o órgão, considerando-se comparações com séries padronizadas, as expectativas estão piores que as percepções sobre a situação atual. Na avaliação do superintendente para ciclos econômicos da FGV/Ibre, Aloísio Campelo, o ICC está em queda e se afastando dos níveis mínimos anteriores, registrados durante a crise financeira internacional de 2008 a 2009.

“Aos fatores econômicos, como inflação e mercado de trabalho, somam-se a preocupação do consumidor brasileiro, com a turbulência do ambiente político e com os riscos de abastecimento de água e energia”, disse.

Os dados divulgados indicam que a maior pressão negativa para a queda do Índice de Situação Atual veio do indicador que mede o grau de satisfação com a situação econômica atual, que registra o menor patamar da série histórica pelo terceiro mês consecutivo.

“A proporção de consumidores afirmando que a situação da economia está boa caiu de 5,8%, em fevereiro, para 4,5% em março, enquanto a parcela dos que a consideram ruim aumentou de 71,6% para 77,6% no mesmo período”, explicou a FGV. 

As expectativas também não são favoráveis em relação ao futuro próximo. O indicador que mede o otimismo em relação à evolução da situação financeira da família nos próximos  seis meses apresentou recuo de 2,8%, enquanto a proporção de consumidores prevendo melhora da situação financeira caiu de 27,9% em fevereiro para 27,% em março. O percentual dos que projetam piora aumentou de 10,5% para 12,9%.

A edição de março de 2015 coletou informações de 2.191 domicílios de 2 a 21 de março. A próxima divulgação da Sondagem do Consumidor ocorrerá em 27 de abril de 2015.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade