Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Compras de minério de ferro pela China aumentam em março com embarques maiores e melhora da demanda

14 abr 2026 - 09h11
(atualizado em 15/4/2026 às 00h52)
Compartilhar
Exibir comentários

As importações de minério ‌de ferro pela China aumentaram 11,5% em março em comparação com igual mês do ano anterior, graças ao aumento dos embarques da Austrália e ao reabastecimento sazonal entre as siderúrgicas em meio às expectativas ⁠de melhora da demanda.

O maior consumidor de minério ‌de ferro do mundo trouxe 104,74 milhões de toneladas do principal ingrediente da fabricação de aço ‌no mês passado, segundo dados da ‌Administração Geral de Alfândega do país divulgados ⁠nesta terça-feira.

O volume se compara às 93,97 milhões de toneladas verificadas em março de 2025 e 97,64 milhões de toneladas em fevereiro.

O aumento anual nas importações de minério de ferro no mês passado ocorreu ‌após o crescimento dos volumes da Austrália, onde o ‌impacto relacionado ao ⁠clima não ⁠foi tão grave quanto no ano passado, disse Steven Yu, ⁠analista sênior da ‌consultoria Mysteel. Os ciclones ‌na Austrália no ano passado interromperam o carregamento do produto.

O aumento das importações levou a um acúmulo nos estoques portuários, que eram de 165,08 ⁠milhões de toneladas no final de março, 20% a mais do que no mesmo período do ano anterior, segundo dados da consultoria Steelhome.

Os preços do minério de ferro ‌no mercado transoceânico alcançaram US$106,10 por tonelada no final de março, um aumento de 8,8% em relação ⁠ao mês anterior e de 5% em relação ao ano anterior, segundo dados da Steelhome.

As importações de minério de ferro no primeiro trimestre aumentaram 10,5% em relação ao ano anterior, para 314,76 milhões de toneladas.

As exportações de aço da China em março caíram 12,6% em relação ao ano anterior, para 9,14 milhões de toneladas, elevando o total do primeiro trimestre para 24,72 milhões de toneladas, uma queda de 9,9% em relação ao ano anterior.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra