Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como os 60+ podem se proteger dos golpes do INSS

Segundo fintech, fraudes envolvem cartões consignados falsos e contratação de empréstimo sem autorização

11 out 2024 - 06h15
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Pesquisa da fintech Meutudo destaca a vulnerabilidade de aposentados e beneficiários acima de 60 anos a golpes relacionados ao INSS.
Foto: Reprodução

Pesquisa realizada pela fintech Meutudo aponta que golpes relacionados ao INSS têm afetado, em grande parte, aposentados e beneficiários acima de 60 anos. O estudo envolveu 478 participantes, sendo 53,6% mulheres e 46,4% homens. Metade dos entrevistados têm mais de 60 anos, enquanto 27% estão na faixa etária entre 46 e 60 anos. 

A pesquisa destacou que 22,6% dos participantes já foram vítimas ou conhecem alguém que sofreu algum tipo de golpe financeiro relacionado ao INSS. Os aposentados foram as principais vítimas, representando 55% dos casos, seguidos por beneficiários do BPC/LOAS (18%) e pensão por morte (17%).

Os tipos de golpes também foram variados: 55% das fraudes relatadas foram de diferentes naturezas, enquanto 12% envolviam empréstimos e cartões consignados falsos e 10% à contratação de empréstimos sem autorização. 

Outro dado relevante é que, embora 53,3% dos entrevistados afirmem conhecer os canais oficiais do INSS, 46,7% ainda desconhecem esses meios de comunicação, o que pode dificultar o acesso a informações e a proteção contra fraudes.

"A pesquisa destaca a vulnerabilidade dos idosos diante de golpes financeiros e ressalta o compromisso das instituições com a transparência e orientação do público mais velho. A conscientização sobre fraudes é ainda mais importante para garantir a segurança financeira e o bem-estar deste grupo", afirma Alexandre Vinícius, líder do produto INSS na Meutudo.

O especialista destaca dicas para o público idoso se proteger de golpes financeiros:

• Desconfie de contatos inesperados: Nunca forneça informações pessoais ou financeiras a quem ligar ou enviar mensagens dizendo ser do INSS. Sempre verifique a autenticidade do contato através dos canais oficiais.

• Evite decisões rápidas: Golpistas costumam criar um senso de urgência. Se alguém estiver pressionando você a tomar decisões rápidas sobre benefícios, pare e pense. Consulte familiares ou amigos antes de agir.

• Mantenha-se informado: Conheça seus direitos e os procedimentos do INSS. Informações corretas podem ser encontradas no site oficial do INSS ou em centros de atendimento. Quanto mais informado estiver, menos suscetível a golpes será.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade