Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

China diz que nunca buscou superávit comercial e promete expandir importações

20 jan 2026 - 08h33
(atualizado às 10h23)
Compartilhar
Exibir comentários

A China nunca buscou deliberadamente um superávit comercial e está disposta a ser "o mercado do mundo", disse o vice-primeiro-ministro He Lifeng ao Fórum Econômico Mundial ‌nesta terça-feira, depois que o gigante manufatureiro registrou superávit recorde que deixará seus ‌parceiros comerciais ainda mais inquietos .

A China está disposta a aproveitar a vantagem de seu "mercado gigantesco" e expandir "com mais vigor" as importações, disse He na reunião anual do Fórum na estação de esqui suíça de Davos.

"Não estamos apenas dispostos ‍a ser a fábrica do mundo, mas também, com mais entusiasmo, a ser o mercado do mundo", disse ele.

No ano passado, a resiliência das exportações de bens ajudaram a segunda maior economia do mundo ‌a enfrentar os desafios das políticas comerciais erráticas do ‌presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a demanda morna no país.

Mas elas também criaram um excesso de capacidade de produção crônico e podem provocar uma reação mais protecionista dos países que buscam fortalecer seus próprios setores de manufatura.

O vice-primeiro-ministro He está liderando uma delegação do governo chinês na cúpula do Fórum desta semana, onde entre os cerca de 2.900 delegados estão vários chefes de Estado, incluindo Trump, bem como executivos financeiros e de tecnologia.

Ele também será o anfitrião de uma recepção com líderes empresariais globais, disse uma fonte à Reuters.

A delegação chinesa deve apresentar a China como um parceiro confiável de comércio e investimento em um momento em que as políticas tarifárias erráticas e coercitivas de Washington têm perturbado tanto rivais quanto aliados.

"A China é parceiro comercial de todos os países, e não ‌um adversário, e o desenvolvimento da China é uma oportunidade, e não uma ameaça ao desenvolvimento econômico global", disse ele em seu discurso no Fórum.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade