China autoriza três empresas a comprarem chips de IA da Nvidia
Segundo a agência Reuters, ByteDance, Alibaba e Tencent receberam autorização para adquirir, ao todo, mais de 400 mil chips H200 da empresa americana
A China autorizou que três gigantes chinesas de tecnologia comprem chips de inteligência artificial H200 da empresa americana Nvidia, segundo a agência Reuters.
Quatro fontes ouvidas sob condição de anonimato disseram à Reuters que a ByteDance - proprietária do TikTok -, a Alibaba - dona do AliExpress - e a Tencent - controladora do WeChat - foram liberadas para adquirir, ao todo, mais de 400 mil chips H200.
Outra fonte afirmou à agência que as autorizações concedidas às três empresas são "restritivas" e que as companhias ainda não converteram a aprovação em compras.
A liberação ocorreu durante a viagem do CEO da Nvidia, Jensen Huang, à China. Ele chegou a Xangai na última sexta-feira, 23, para participar de celebrações com funcionários chineses da empresa. Segundo a Reuters, os ministérios da Indústria e do Comércio da China e as companhias envolvidas ainda não comentaram o assunto.
A aprovação marca uma mudança de direção do governo chinês, no momento em que Pequim tenta equilibrar as necessidades relacionadas à IA com o estímulo ao desenvolvimento nacional.
A agência informou que outras empresas ainda aguardam aprovação, que depende do cumprimento de algumas condições impostas pela China. Os critérios, porém, não foram informados.
Ainda de acordo com a Reuters, o governo chinês chegou a discutir a exigência de que cada compra do H200 fosse acompanhada de uma determinada proporção de chips nacionais.
O H200 é o segundo chip de IA mais poderoso da Nvidia e apresenta desempenho até seis vezes superior ao H20, que, até então, era o chip de IA mais avançado que a empresa americana tinha permissão para vender na China.